Foto: Mário Vilela/Funai
![Reunião com Coordenadores Regionais @ Mário Vilela_FUNAI-7.jpg](https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-reune-coordenacoes-regionais-e-museu-do-indio-para-orientar-atuacao-em-2025/reuniao-com-coordenadores-regionais-mario-vilela_funai-7.jpg/@@images/0a6aaae9-2169-478a-a6ce-09459b98d738.jpeg)
Foto: Mário Vilela/Funai
![Reunião com Coordenadores Regionais @ Mário Vilela_FUNAI-9.jpg](https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-reune-coordenacoes-regionais-e-museu-do-indio-para-orientar-atuacao-em-2025/reuniao-com-coordenadores-regionais-mario-vilela_funai-9.jpg/@@images/ebe3eb11-9222-4fbd-a7ce-5acb4e801d61.jpeg)
Foto: Mário Vilela/Funai
AFundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reuniu-se na quarta-feira (5), por videoconferência, com as 39 Coordenações Regionais (CRs) e com o Museu do Índio (MI), órgão científico-cultural da Funai. As CRs são unidades descentralizadas da autarquia indigenista que atendem os povos indígenas nas áreas de ocupação tradicional. Também foram convidados representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
“Esse encontro teve como objetivo repassar orientações gerais para o início da gestão no exercício de 2025. Convidamos a Apib para se sentir parte do planejamento das Coordenações Regionais. É um anseio que os diretores-executivos apresentaram para a Funai e estamos abrindo esse espaço de diálogo para avançarmos juntos no atendimento das demandas dos povos indígenas no Brasil”, afirmou a presidenta Joenia Wapichana.
No evento, foram repassados informes gerais aos coordenadores regionais por parte das Diretorias de Administração e Gestão (Dages), de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) e de Proteção Territorial (DPT) e, também, pela Procuradoria Federal Especializada junto à Funai (PFE) e Ouvidoria.
Entre os assuntos abordados estiveram a execução do orçamento, inclusão das demandas dos povos indígenas nos planos de trabalho das unidades descentralizadas, regulamentação do poder de polícia da Funai, atuação da PFE em processos jurídicos em favor dos povos indígenas, reforço no quadro de servidores por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), cursos de formação e gestão de contratos.
Os coordenadores regionais também puderam tirar dúvidas com os dirigentes da Funai. A ideia é fazer reuniões periódicas tanto por região como de forma ampliada.
Assessoria de Comunicação/FunaiCategoria
Comunicações e Transparência Pública
Comentários