A promoção de ações articuladas de proteção aos povos indígenas foi tema de uma reunião entre a futura presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio. O encontro ocorreu na quarta-feira (25) na sede da instituição em Brasília.

Na ocasião, Joenia relatou as dificuldades que o órgão indigenista enfrenta, como orçamento insuficiente e estrutura precária. Segundo ela, será preciso estabelecer parcerias com outras instituições e entidades para que os avanços sejam possíveis.

Nos últimos dias, Joenia Wapichana tem recebido uma série de lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil. O diálogo franco e direto com as diferentes etnias é prioridade para a atual gestão.

“Vivemos um novo tempo no qual a Presidência da Funai está aberta para receber e ouvir indígenas de todas as etnias. Os desafios são inúmeros, mas não vamos desistir diante das dificuldades. Queremos trabalhar junto com os povos indígenas e buscar parcerias que viabilizem nossas ações”, frisou a futura presidente da Funai.

Assessoria de Comunicação / Funai

Tags: Peru Políticas públicas Diálogo Transparência Ações articuladas

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/futura-presidente-da-funai-e-embaixador-do-peru-no-brasil-discutem-acoes-articuladas