Em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Secretaria de Saúde do Tocantins, por meio do Programa Diversidade na Saúde, irá desenvolver um glossário indígena para melhorar a comunicação dos profissionais de saúde com as as etnias do estado. O glossário terá a tradução de palavras-chave como dor de cabeça, sede, febre, entre outras, e facilitará o atendimento aos pacientes indígenas nos hospitais tocantinenses.

O coordenador da unidade descentralizada da Funai localizada em Palmas (TO), Osmar Gomes Lima, destacou a importância da iniciativa. “Quanto mais canais abrirem de contato com os órgãos de saúde, mais acessos as populações indígenas terão a informações, já que muitos não sabem falar o português. Isso mostra o verdadeiro respeito à democracia”, ressaltou o chefe da Coordenação Regional Araguaia Tocatins.

Para o coordenador do Programa Diversidade na Saúde, Francisco de Assis Neves Neto, a produção do glossário vai facilitar muito o atendimento dos indígenas. “Na Maternidade Dona Regina, por exemplo, recebemos diversos indígenas e muitas vezes essas pessoas que chegam para serem atendidas não conseguem se comunicar, pois os trabalhadores de saúde não compreendem a língua”, pontuou Neto.

“Dessa forma, a comunicação fica fragilizada, pois o profissional não sabe se o paciente está com fome, com sede, se está com saudade de casa ou se está com frio, exatamente porque não conhece a língua nem a cultura, então quebrar essa barreira é importante para entender o paciente na sua totalidade. As etnias precisam ser respeitadas e compreendidas pelos profissionais de saúde”, completou o coordenador do Programa Diversidade na Saúde

“A contribuição desse glossário pela Funai é muito importante, pois teríamos a disponibilização de profissionais em línguas indígenas que irão ajudar os profissionais da saúde e prestar um melhor serviço à população indígena”, explicou a também coordenadora do Programa Diversidade na Saúde, Maria Sousa.

Assessoria de Comunicação/Funai
com informações do Governo do Tocantins

Saúde e Vigilância Sanitária

 

 

 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/glossario-indigena-orientara-profissionais-de-saude-no-tocantins

Thank you for your upload