Destruição da pista do Cascalho Novo, utilizada pelo garimpo ilegal na TIY | Foto Bruno Mancinelle/Casa de Governo
OGoverno Federal já provocou um prejuízo estimado em R$ 486 milhões ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), localizada nos estados de Roraima e Amazonas. Até agora, foram realizadas 6.983 operações, com 60 pistas clandestinas interditadas, 31 aeronaves destruídas e 8 aeronaves apreendidas, reforçando o controle do espaço aéreo e das rotas de suprimento utilizadas pelos criminosos.
Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e criada em fevereiro de 2024, a Casa de Governo, que conduz as operações, reúne dezenas de órgãos federais — entre eles a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) — em uma ação integrada para combater o garimpo ilegal e proteger as comunidades indígenas que vivem no território. Em julho, o índice de áreas de garimpo ilegal na TIY caiu 98%.
Na primeira semana de setembro, em uma série de ações coordenadas pela Casa de Governo, o Comando Operacional Conjunto CATRIMANI II avançou na desarticulação da logística do garimpo ilegal na TIY. Em menos de uma semana, duas pistas de pouso clandestinas foram destruídas e uma aeronave usada por garimpeiros foi inutilizada. As operações contaram com helicópteros UH-15 da Marinha, H-60 da Força Aérea Brasileira (FAB), além de efetivos do Exército Brasileiro (EB) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Foto aérea mostra os destroços carbonizados de aeronave destruída durante operação | Foto Bruno Mancinelle/Casa de Governo
Na segunda-feira (1º), militares realizaram a Operação HENA, que resultou na destruição da pista conhecida como “Cascalho Novo”, localizada dentro da TIY. A ação contou com explosivistas que abriram crateras na estrutura, impossibilitando o uso da pista para transporte de suprimentos e extração de minério.
Já na terça-feira (2), a Operação HARU neutralizou a pista clandestina “Labilaska”, também na Terra Yanomami, utilizada para escoamento de recursos e abastecimento dos garimpos ilegais. No local, foram encontrados vestígios recentes de atividade criminosa, como pegadas, marcas de pneus de quadriciclo, garrafas, caixas de suprimentos, além de antenas de comunicação danificadas e carotes usados para transporte de combustível.
Essa mesma pista já havia sido alvo de uma ação anterior. Em 29 de agosto, o Comando CATRIMANI II e agentes da Força Nacional localizaram ali um avião modelo Cessna 182, com certificado de aeronavegabilidade suspenso, que foi inutilizado. Na ocasião, o piloto foi preso em flagrante, conduzido à Polícia Federal e teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça. Foram apreendidos ainda dez cartuchos de munição calibre 20, um GPS, um localizador via satélite, uma antena de comunicação e 50 ml de mercúrio — substância altamente tóxica usada no garimpo.
Conheça as ações da Funai no enfrentamento à crise humanitária na Terra Indígena Yanomami
Com informações da Casa Civil
Comentários