O indígena Manuel Tsiwario, da etnia Xavante, do Mato Grosso, conquistou a medalha de bronze na categoria Atletismo no Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano de Cross Country, realizado no dia 27 de março no município de Serra, no Espírito Santo. Aos 16 anos, o jovem é o primeiro indígena a compor uma equipe da seleção brasileira de atletismo. Manuel competiu na categoria sub-18 contra atletas do Canadá, México, Paraguai, Uruguai, Peru, Bolívia e Colômbia.

Morador da aldeia Três Lagoas, Terra Indígena de Sangradouro, na cidade de General Carneiro (MT), ele tem pouco mais de um ano de treinamento e nunca havia participado de uma competição oficial até o dia 20 de fevereiro, quando venceu a sua prova em Bonito (MT).

Manuel foi revelado pelo professor Sivirino Souza dos Santos, quando o treinador foi acompanhar uma competição na aldeia, em dezembro de 2020. “Pensei muito se eu ia, porque era longe, em um período de muita chuva, com trajeto de lama na estrada de terra. Acabei indo e o Manuel correu descalço e, aos 15 anos, fechou a prova de 10 km em 36:37. Fiquei impressionado”, lembrou o treinador.

Sivirino conta ainda que o atleta tem muitas dificuldades de comunicação e que nunca havia saído da aldeia e está aprendendo português e descobrindo um novo mundo. “Coisas comuns estão sendo novidades para ele que nunca tinha viajado de avião, nunca tinha andado de escada rolante, de elevador, ou ficado em prédio como no hotel em Serra. Tudo é novidade para ele”, pontua o professor.

No total, a competição reuniu 371 participantes, com atletas do Canadá, México, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Dos brasileiros convocados, o país foi representado por atletas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

O Pan-Americano de Cross Country deu início a uma série de competições internacionais que o Brasil vai receber este ano. O objetivo é seguir as novas diretrizes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de dar oportunidade de os atletas nacionais participarem de competições importantes com estrangeiros, ajudando na evolução e crescimento individual dos participantes.

Assessoria de Comunicação/Funai
Com informações da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do MT CategoriaCultura, Artes, História e EsportesTags: IncentivoAtletismoMedalha de BronzeEsporte

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/indigena-da-etnia-xavante-ganha-medalha-de-bronze-no-campeonato-pan-americano-de-cross-country

Thank you for your upload