Indígenas da aldeia Karugwá, localizada no município de Barão de Antonina, região centro-oeste do estado de São Paulo, iniciaram a colheita de morango cultivado em modo de sistema de produção integrado. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), por meio da Coordenação Regional (CR) Litoral Sudeste, unidade descentralizada do órgão em Itanhaém (SP).

A produção de morangos na aldeia Karugwá integra o projeto da CR Litoral Sudeste denominado Polo de Produção Sustentável, no qual, em uma mesma comunidade, são utilizadas uma série de técnicas de produção agroecológica. “A ideia é que a aldeia ser torne um centro de reprodução do conhecimento para as demais aldeias da região e também do estado”, comenta o coordenador da Funai em Itanhaém, Roberto Cortez.

A área de cultivo na aldeia possui menos de um hectare e conta com sistema agroflorestal, estufas de cultivo orgânico, tanques de criação de peixes e galinheiro, garantindo renda para a segurança alimentar e o sustento de famílias indígenas na comunidade. Toda a produção é vendida dentro da própria aldeia e no comércio municipal.

“O próximo passo será, com a ajuda da CR Litoral Sudeste e órgãos parceiros, obter a documentação necessária para participar de chamadas públicas de Barão de Antonina e municípios vizinhos, passando a vender alimentos também para a merenda escolar e demais iniciativas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, destaca Cortez.

Assessoria de Comunicação/Funai

Agricultura e Pecuária

 

 

 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/indigenas-de-sao-paulo-iniciam-colheita-de-morango

Thank you for your upload