Fotos: Matheus Araújo/Funai
Na manhã desta quinta (31), a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu lideranças do povo Cinta Larga, na sede do órgão, em Brasília (DF). Na oportunidade, as lideranças solicitaram à fundação ações de proteção territorial para a Terra Indígena Aripuanã, localizada no estado do Mato Grosso, que vem sofrendo invasões constantes de não indígenas. O povo Cinta Larga pertence às terras indígenas Roosevelt, Serra Morena, Aripuanã e Parque do Aripuanã, dos estados de Rondônia e Mato Grosso.
Durante o encontro, o coordenador Técnico Local (CTL) da Funai de Aripuanã, Mauro Marcelo Cinta Larga, também solicitou reforço da infraestrutura e recursos humanos da unidade. “A gente sabe que não vai ser fácil mas precisamos de agilidade para resolver essa situação”, afirmou. A CTL de Aripuanã é subordinada a Coordenação Regional de Juína, e atende indígenas da região com ações de promoção e proteção dos seus direitos.
Joenia se comprometeu a acompanhar a situação apresentada e afirmou aos presentes que a Funai está se reerguendo e buscando soluções para os problemas que levaram o órgão a um estado de sucateamento nos últimos anos, como a realização de um novo concurso.
Participaram da reunião, pela Funai, o assessor da Diretoria de Proteção Territorial, Manoel Prado; o assessor da Presidência Martinho de Andrade; e a ouvidora-substituta Maial Kaiapó. Também estiveram presentes, representando a Associação Pasapkareej, as indígenas Beatriz Cinta Larga e Renata Cinta Larga.
Assessoria de Comunicação/Funai
Comentários