Foto: Mrê Krijõhere/MPI

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) esteve presente na XXIII Assembleia Xukuru do Ororubá, realizada na quarta-feira (17) na Aldeia Pedra D’água, Terra Indígena Xukuru, em Pesqueira (PE). A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta Andrade, participaram do evento, no agreste pernambucano, ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, e da deputada federal Célia Xakriabá, entre outros convidados.

A abertura da assembleia contou com a realização de um ritual no Terreiro Sagrado da Pedra D’água, seguido de uma ação de plantio de mudas. As autoridades também discursaram e ouviram as demandas locais.

“É com muita alegria que venho aqui pela primeira vez pisar nesta terra sagrada com a nossa comitiva das lideranças indígenas do Governo Federal. O protagonismo assumido por essas lideranças que aqui estão é resultado de assembleias indígenas como esta, assembleias que nos fizeram refletir sobre o papel dos povos indígenas, a sua importância, a sua governança e, acima de tudo, a sua legitimidade para assumir espaços importantes”, destacou Joenia Wapichana.

Maior evento indígena de Pernambuco, a Assembleia Xukuru do Ororubá segue até sábado (20), com programação variada. Nesta edição, o tema é “Limolaygo Toype: Mandaru preparando mentes, para espalhar sementes”. Entre as pautas, estão gestão territorial e ambiental, direitos indígenas e análise de conjuntura, com espaço para a programações culturais durante a noite.

A mobilização voltou ocorrer de forma presencial após três anos em formato virtual. Esta edição marca os 25 anos desde que o Cacique Xikao Xukuru foi assassinado a tiros na região. O caso teve repercussão nacional e internacional à época. O cacique era referência na luta pelos direitos do Povo Xukuru.

Assessoria de Comunicação / Funai

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/joenia-wapichana-participa-de-assembleia-do-povo-xukuru-no-agreste-pernambucano

Thank you for your upload