A Fundação Nacional do Índio (Funai) promoveu um curso de capacitação em produção sustentável voltado para Terras Indígenas da Região Sul. Destinado a comunidades que possuem lavoura mecanizada de grãos, o curso teve o objetivo de implementar a transição tecnológica e produtiva nos plantios de comunidades das etnias Kaingang e Guarani nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Participaram da capacitação produtores de cinco Terras Indígenas, servidores de três coordenações regionais e da Sede da Funai de Brasília (DF), e palestrantes de diferentes áreas técnicas. O treinamento abrangeu um seminário promovido na sede da Coordenação Regional Passo Fundo (RS), e um dia de campo na Fazenda Banhado Verde, município de Faxinal dos Guedes (SC), nos dias 4 e 5 de outubro, respectivamente.

De acordo com a Coordenação de Produção Sustentável (COPROS) da Funai, a capacitação abordou a determinação da Lei 11.460/2007, que veda o plantio de grãos geneticamente modificados em Terras Indígenas. Desse modo, o evento contextualizou a situação das lavouras cultivadas nas Terras Indígenas da Região Sul, com destaque à necessária transição do plantio conforme a exigência legal e em atenção à sustentabilidade da produção.

As palestras abordaram os fundamentos dos sistemas produtivos, como noções de química, física e biologia do solo; tipos de sementes e seu potencial produtivo (convencionais, crioulas e indígenas); implicações do cultivo de transgênicos; práticas de manejo integrado de pragas e doenças; culturas de inverno; forrageiras e produção leiteira; técnicas de produção sustentável e agricultura regenerativa (remineralizadores de solo, plantas de cobertura, compostagem, etc). No dia de campo, os participantes conheceram os sistemas regenerativos realizados na Fazenda Banhado Verde.

Etnodesenvolvimento

Para a realização do curso, a Funai investiu R$ 23 mil com o deslocamento de servidores, indígenas e convidados, bem como as diárias dos servidores e colaboradores. A capacitação em produção sustentável é uma iniciativa da COPROS, órgão subordinado à Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGETNO) da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da fundação. Participaram como parceiros os seguintes órgãos e entidades:

● Coordenação Regional Passo Fundo (RS);
● Coordenação Regional Guarapuava (PR);
● Coordenação Regional Interior Sul (Chapecó/SC);
● Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS);
● Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI);
● Fazenda Banhado Verde;
● Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia;
● Instituto Moara; e
● Prefeitura de Entre Rios (SC).

As atividades propostas durante a capacitação deverão beneficiar uma população indígena de aproximadamente 20 mil pessoas das etnias Kaingang e Guarani distribuídas na Terra Indígena Ivaí (PR); Terra Indígena Xapecó (SC); Terra Indígena Carreteiro (RS) e nas Reservas Indígenas Serrinha e Nonoai (RS).

Assessoria de Comunicação / FunaiCategoria

Educação e Pesquisa

Tags: CapacitaçãoGeração de rendaEtnodesenvolvimentoDiretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022-02/na-regiao-sul-funai-promove-curso-de-producao-sustentavel-em-terras-indigenas

Thank you for your upload