A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Gelson Ingarikó, liderança indígena da Raposa Serra do Sol (RR). Gelson estava desaparecido desde o último domingo (27), quando a canoa em que estava com a esposa virou durante a travessia no rio Cotingo, um dos principais afluentes do território Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã. O seu corpo foi localizado nesta quarta-feira (30). 

Gelson José Martins, pertencente ao povo Ingarikó, ex-tuxaua da comunidade indígena Serra do Sol e membro da organização Conselho do Povo Indígena Ingarikó (COPING), deixa um legado de forte atuação na luta pela demarcação e homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Em 2009, Gelson acompanhou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e Carlos Ayres Britto em visita durante o processo de demarcação.

Como liderança referência do povo Ingarikó, Gelson sempre participou das ações voltadas à gestão do território, à sustentabilidade e à autonomia dos povos indígenas. Era ativo nas reuniões de conselhos, comitês, conferências, assembleias indígenas e mobilizações.  

Como voz ativa do movimento indígena de Roraima, Gelson deixa como legado a sua forte liderança, guerreiro ativo na luta pelos direitos e bem viver dos povos indígenas, especialmente, do povo Ingarikó.    

A Funai solidariza-se com a perda e presta condolências aos familiares e amigos de Gelson Martins, ao povo Ingarikó e aos povos indígenas da Raposa Serra do Sol e de Roraima. 

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/nota-de-pesar-gelson-ingariko