A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Sebastião Salgado, 81 anos, um dos maiores fotógrafos contemporâneos do mundo. O falecimento ocorreu nesta sexta-feira (23), em Paris, na França. Salgado era natural de Aimorés, Minas Gerais.
Entre as suas inestimáveis contribuições por meio do seu olhar humanista e sensibilidade com o meio ambiente, estão registros de diferentes realidades de povos indígenas. Um desses trabalhos foi em parceria com a Funai, em 2017, na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas.
Na ocasião, Salgado capturou imagens dos Korubo, indígenas de recente contato, em situações do dia a dia e posando no estúdio montado por ele no meio da Floresta Amazônica.
O resultado dessa obra está exposto na sede da Funai em Brasília, onde Sebastião Salgado esteve em 2023, participando de um evento que marcou o retorno de 15 quadros com algumas dessas imagens e que agora integram o patrimônio da instituição.
A Funai expressa condolências e se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho pela perda e deseja que seu legado inspire não somente profissionais da imagem como toda humanidade pela preservação do meio ambiente.
Assessoria de Comunicação/Funai
Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/nota-de-pesar-sebastiao-salgado
Comentários