A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público comunicar, com imenso pesar, o falecimento do servidor aposentado Valmir de Barros Torres no último sábado (20), aos 76 anos, no estado do Amazonas.

Valmir foi sertanista da Funai e dedicou mais de 40 anos à fundação e aos indígenas. Atuou com povos isolados de forma pioneira na região do Alto Solimões e exerceu também o cargo de administrador regional da Funai em Tabatinga. Trabalhou com diversas etnias como os Marino, Matsé e Tikuna.

O servidor é lembrado pelos colegas como um homem simples, corajoso e destemido, além de um grande amigo e defensor da causa indígena. Mesmo após a aposentadoria, continuou com seu trabalho de apoio e atendimento às comunidades.

“O irrequieto espírito de Valmir Barros Torres fez sua passagem final para a Maloca dos Mortos, o paraíso espiritual da mitologia Tikuna”, comenta João Melo, servidor da Coordenação Regional da Funai em Manaus, destacando os anos de dedicação de Valmir à cultura Tikuna.

A Funai lamenta profundamente a perda e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do servidor, que deixa um imenso legado de trabalho e empenho na defesa dos direitos dos povos indígenas.

Assessoria de Comunicação/Funai

Tags: Nota de pesar

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/nota-de-pesar-2013-valmir-de-barros-torres

Thank you for your upload