Foto: Rafael Campos/Funai

Uma delegação de congressistas estadunidenses esteve na Câmara dos Deputados na segunda-feira (14) para debater e estreitar relações com o Brasil em matéria de direitos indígenas, igualdade de gênero, meio ambiente e mudanças climáticas. O encontro ocorreu na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, presidida pela deputada federal Célia Xakriabá. A presidente interina e diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Lucia Alberta, e a assessora de Assuntos Parlamentares (Aspar), Ana Paula Sabino, também compareceram ao encontro.

Célia Xakriabá abriu os trabalhos destacando que as fronteiras políticas, geográficas e ecológicas não são barreiras para os povos indígenas. “A fronteira para nós está na violência e, principalmente, quando tentam anular a participação de mulheres e da diversidade”, expressou a deputada federal.

A congressista Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, manifestou a honra da delegação dos Estados Unidos em comparecer à Câmara dos Deputados para debater sobre povos originários. “E o mais importante, estamos aqui porque queremos construir um movimento transnacional para a proteção dos povos indígenas, além de garantir sua representatividade no Brasil e nos Estados Unidos. Isso é central para as discussões sobre a crise climática e a proteção de ecossistemas como a Amazônia, a Mata Atlântica e outros biomas. Também sabemos que solidariedade entre as mulheres será fundamental para a defesa da Terra e do nosso futuro”.

Greg Casar, congressista do Texas, falou sobre a necessidade de fortalecimento mútuo dos povos e da democracia: “Quando nos apoiamos e apoiamos a democracia, todos saímos beneficiados, incluindo os indígenas e os trabalhadores. Este é um momento para calcularmos globalmente, unidos pela terra e pelo destino”.

“Os custos de não fazer nada diante da crise climática são maiores do que tomar medidas audaciosas. Os custos podem ser mais do que apenas financeiros; podem ser vidas, território e cultura. Isso é crucial, pois é isso que dá valor à vida”, observou o congressista do Texas, Maxwell Alejandro Frost, referindo-se à urgência de lidar com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

A congressista Nydia Velásquez, de Nova York, expressou que o encontro foi gratificante para ela, “pois compreendo as lutas dos povos indígenas para serem respeitados e reivindicarem seu direito de existir e participar. Estamos aqui para fortalecer os laços entre os Estados Unidos e o Brasil, assim como com a América Latina. Também estamos aqui para reivindicar os direitos das mulheres de participarem dos processos políticos”.

Encerrando a participação da comitiva estadunidense, Misty Rebik, chefe de gabinete do senador Bernie Sanders, enfatizou que uma das maiores preocupações do senador são os direitos humanos, o que inclui os direitos dos povos indígenas e a luta contra as mudanças climáticas. “Estou aqui hoje para ouvir, aprender e levar experiências de luta para impulsionar mudanças progressivas”, declarou.

Lucia Alberta, em sua fala, elencou várias ações do governo federal em prol dos direitos indígenas, como a criação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o avanço na demarcação de terras, o desenvolvimento de projetos sociais e ambientais e a nomeação de mulheres indígenas para cargos importantes no planejamento e execução da política indigenista. Além disso, a Diretora abordou a necessidade do fortalecimento contínuo da política indigenista. “Nós, povos indígenas, estamos vivenciando um novo momento no Brasil, de oportunidades. Estamos em um governo progressista que coloca os povos indígenas como prioridade. Essa reconstrução e fortalecimento da política indigenista são fundamentais para garantir direitos”, comentou Lucia Alberta, colocando-se à disposição para mais esclarecimentos sobre a política indigenista no Brasil.

Congressistas estadunidenses presentes no encontro:
– Alexandria Ocasio-Cortez, congressista do 14º Distrito de Nova York.
– Greg Casar, congressista do 35º Distrito do Texas.
– Maxwell Alejandro Frost, congressista do 10º Distrito da Flórida.
– Misty Rebik, chefe de gabinete do senador Bernie Sanders.
– Nydia Velásquez, congressista do 7º Distrito de Nova York.

Assessoria de Comunicação / Funai

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/parlamentares-do-brasil-e-dos-estados-unidos-debatem-direitos-indigenas-igualdade-de-genero-e-meio-ambiente

Thank you for your upload