AFundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lamenta a morte prematura da liderança indígena Ricardo Vieira Cinta Larga, conhecido como Poeira, líder da comunidade indígena Cinta Larga. O indígena faleceu nesta quinta-feira (18), aos 60 anos de idade, enquanto enfrentava uma luta contra o câncer. Poeira foi um dos caciques que liderou por mais tempo a Aldeia Capivara (MT), onde escolheu viver até o fim da vida.

Eleito pelo seu povo como líder da aldeia por três mandatos consecutivos devido à sua capacidade de luta e articulação em prol do bem-estar de todos, o desempenho da liderança jamais será esquecido, pois Poeira era um grande guerreiro que sempre buscava o melhor para seu povo.

Para a Indigenista Maria Inês Hargreaves, Poeira era um guerreiro corajoso, que batalhou para que sua família permanecesse junta. “Esse é o Po’ira, Maãm Dzipoap, Cinta Larga que conheci. Órfão, devido às epidemias do contato, sempre será a testemunha mais inteligente, sincera e crítica das consequências desastrosas do pós-contato. Se dedicou a acolher a todos e contar, recontar e explicar as muitas histórias e formas tradicionais de vida Cinta Larga para todas as gerações. Já está fazendo muita falta seu sorriso, sua alegria e coragem. Insubstituível”, afirmou.

Poeira dedicou-se incansavelmente às causas do povo Cinta Larga e era reconhecido como um guerreiro pacífico, conquistando amizades tanto dentro como fora da aldeia. A liderança transmitiu aos seus descendentes uma abordagem humanizada e inspiradora de liderança.

Poeira foi diagnosticado com câncer maligno há apenas 40 dias. Informações indicam que o corpo de Poeira será levado à Aldeia Capivara, onde será sepultado.

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/poeira-lideranca-cinta-larga-deixa-um-legado-de-luta-e-articulacao