Com o objetivo de dialogar com as lideranças indígenas da etnia Kadiwéu e ouvir as demandas de suas comunidades, a Coordenação Regional (CR) de Campo Grande, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) na capital sul-mato-grossense, deu início a uma série de visitas a aldeias da etnia no Mato Grosso do Sul.

A coordenadora regional, Tatiana Marques, relata que as visitas começaram a ocorrer a partir do dia 15 de março com apoio da Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Bonito (MS). “Iniciamos o atendimento itinerante por meio do qual o chefe da CTL de Bonito, Adeílson da Silva, vai permanecer três dias a cada mês colhendo e ouvindo as demandas das lideranças indígenas. Essas informações são despachadas via o Sistema Eletrônico de Informações para a sede da Coordenação Regional em Campo Grande”, afirma Tatiana.

A coordenadora regional da Funai também participou pessoalmente de algumas visitas. “Pelo que todos caciques disseram, há mais de 10 anos um coordenador regional não ia às aldeias da etnia Kadiwéu, o que nos motivou a conhecer essa comunidade para entender as suas necessidades”, completa. Na foto abaixo, Tatiana Marques está no marco inicial da Terra Indígena Kadiwéu, estado do Mato Grosso do Sul, durante a visita às comunidades da etnia.

A ação desenvolvida por iniciativa da CR Campo Grande visa atender uma população indígena de aproximadamente 1,9 mil pessoas distribuídas em 900 famílias de seis aldeias. “Nessa missão, constatamos o difícil acesso às comunidades não só por causa da distância, mas também pela situação das estradas. Isso não nos impediu de promover a aproximação da fundação a famílias indígenas que vivem isoladas geograficamente, embora contem com luz elétrica e internet mesmo vivendo tão longe dos centros urbanos”, finaliza Tatiana.

Atuação da Funai

Com sede na capital sul-mato-grossense, a CR Campo Grande atua junto às etnias Atikum, Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva, Guató, Kinikinau, Kadiwéu, Ofayé-Xavante e Terena. A unidade da Funai coordena e monitora ações de proteção e promoção dos direitos de parte das comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.

Sua área de atuação abrange uma população de aproximadamente 22 mil indígenas distribuídos nos municípios de Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Rochedo e Sidrolândia.

Assessoria de Comunicação / FunaiCategoriaJustiça e SegurançaTags: Etnia KadiwéuDiálogoLideranças IndígenasVisitaçãoAproximação

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/unidade-da-funai-em-campo-grande-realiza-visitas-a-aldeias-da-etnia-kadiweu-no-ms

Thank you for your upload