Na última semana, a Fundação Nacional do Índio (Funai) inaugurou a Galeria de Notáveis, que homenageia os servidores que perderam a vida em serviço. Confira no vídeo os detalhes da cerimônia de inauguração, que contou com a presença do presidente da Funai, Marcelo Xavier, e do secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Washington Bonini.

Entre os homenageados, está o sertanista Rieli Franciscato, que dedicou mais de 30 anos à proteção de indígenas isolados e de recente contato. Rieli veio a óbito em setembro de 2020 durante uma missão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia.

“A Funai se solidariza com a família e deixa esta pequena e singela homenagem. Entendemos que esta é uma forma de manter viva a memória destes servidores que dedicaram suas vidas à Funai”, destacou o presidente Marcelo Xavier.

“A ideia da Galeria de Notáveis parte de diretrizes e reuniões realizadas entre a Presidência da Funai e as três Diretorias, junto com a Gestão de Pessoas, no sentido de valorização dos servidores”, explicou o coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Funai, Paulo de Andrade.

Já o coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato, Marcelo Torres, falou sobre a importância de Rieli Franciscato para o indigenismo. “Por toda a metodologia desenvolvida, Rieli foi uma referência para o trabalho de proteção de índios isolados”, salientou.

Criada no âmbito das comemorações do aniversário de 53 anos da fundação, a galeria está localizada no Centro de Formação em Política Indigenista, em Sobradinho (DF). Outro servidor homenageado é Sulivan Silvestre Oliveira, ex-presidente da Funai, que perdeu a vida em um acidente aéreo ocorrido durante viagem oficial.

Assessoria de Comunicação/Funai

Thank you for your upload