Três indígenas foram assassinados em um intervalo de menos de 48 horas; dois deles eram adolescentes

A violência contra os povos indígenas voltou a explodir. No final de semana dos dias 3 e 4, no espaço de menos de 48 horas, três indígenas foram mortos. No município de Arame, no sudoeste do Maranhão, Jael Carlos Miranda Guajajara morreu após ser atropelado. Não muito longe dali, em Amarante, também no Maranhão, Janildo Oliveira Guajajara foi assassinado com tiros nas costas e um outro indígena, de apenas 14 anos, também foi ferido. 

Em Prado, no sul da Bahia, Gustavo Silva da Conceição, jovem do povo Pataxó de apenas 14 anos, levou um tiro após a invasão por pistoleiros na terra indígena Comexatibá. Outro adolescente de 16 anos também foi baleado, mas está fora de perigo. A suspeita é que os três crimes tenham sido causados como retaliação à resistência contra invasões aos territórios indígenas.

O povo Pataxó aguarda pela demarcação da Terra Indígena Comexatibá há 17 anos. O relatório de identificação foi publicado pela Funai em 2015, porém, o processo não evoluiu além disso. No Maranhão, em Amarante, Janildo Guajajara era um dos guardiões da floresta, grupo que atua para prevenir, identificar e denunciar o roubo de madeira e outros crimes em terras indígenas do sudoeste do Maranhão. 

Segundo nota da Associação dos Guardiões da Floresta da Terra Indígena Araribóia, seis guardiões já foram mortos sem que os assassinos tenham sido responsabilizados e punidos. De acordo com dados do último Relatório Violência contra os Povos Indígenas do Brasil, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi),  em 2021 foram registrados 176 assassinatos de indígenas no país, apenas seis a menos do que em 2020, quando foi observado o maior número de assassinatos desde pelo menos 2014. 

#Violência #Indígenas #SangueIndígenaNenhumaGotaAMais 

Clique aqui para receber o Copiô, parente no seu WhatsApp.

Produção: Ester Cezar
Roteiro: Ester Cezar e Oswaldo Braga 
Apresentação: Cristian Wari’u e Carolina Fasolo 
Edição de áudio e artes para redes sociais: Cristian Wari’u
Estagiário: Helder Rabelo 

Saiba mais

Indígenas guajajara são mortos no MA

Pataxó de 14 anos é assassinado em ataque na TI Comexatibá, na Bahia

Invasões de terras indígenas tiveram novo aumento em 2021, em contexto de violência e ofensiva contra direitos

Fonte: https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/copio-parente-dispara-violencia-contra-os-povos-indigenas

Thank you for your upload