Vacinação em São Paulo. Na manhã desta quinta-feira, 21, a Prefeitura de São Paulo começou a vacinação contra a COVID-19 em povos indígenas que residem na região do Jaraguá, na unidade básica de saúde “Kwaray Djekupe”.
Estima-se que aproximadamente entre 650 e 700 indígenas residem na região. Ao todo foram disponibilizadas 286 doses neste primeiro dia de vacinação, para atender as seis aldeias locais, além dos 20 profissionais de saúde que estiveram envolvidos na ação.
A vacinação inicialmente prevista para as 7h da manhã, se iniciou por volta das 11h com o atraso para a chegada das doses da vacina no posto. A Secretaria de Saúde não havia autorizado previamente a presença de imprensa no local, o quetambém retardou o início do processo.
Fausto Pio, 63, liderança indígena do território, foi a primeira pessoa da unidade de saúde a ser vacinada com a CoronaVac, vacina feita pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.
“É uma vitória, uma conquista, porque os povos indígenas, tanto Guarani, quanto os povos indígenas do Brasil inteiro. Sempre sofreu com peste e pandemias, e são sempre os primeiros a serem mortos por qualquer tipo de doença. Temos a imunidade muito frágil a respeito de doenças transmissíveis.” conta Sônia Ara Mirim, uma das lideranças da Tekoa Ytu , o menor território indígena do País, onde residem 38 famílias.
A população indígena pertence ao grupo prioritário, ao lado de profissionais de saúde e comunidades quilombolas. Desde o início da pandemia da COVID-19 foram realizados 767 exames na UBS local, com um total de 224 casos positivos, 36,18%.
A segunda dose da vacinação está prevista para acontecer daqui a 14 dias.
-
-
-
Agentes de saúde -
Hortêncio da Silva – 106 anos
.
Texto: Pedro Santi e Tarik El Zein | Mangueio, para os Jornalistas Livres
Fotos: Pedro Santi e Gustavo Luizon | Mangueio, para os Jornalistas Livres
Fonte: https://jornalistaslivres.org/comeca-a-vacinacao-do-povo-guarani-do-jaragua/
Comentários