Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu presentes de indígenas e colocou a Pasta à disposição para lutas e reivindicações das comunidades (Fotos: Clarice Castro – Ascom/MDHC)
Oministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, visitou, nesta quinta-feira (27), em Brasília (DF), o acampamento Terra Livre. Na oportunidade, Almeida ouviu alguns dos indígenas, suas reivindicações e colocou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania à disposição para o diálogo.
“Hoje aqui eu me sinto altamente conectado com as suas lutas, com tudo aquilo que vocês significam e quero que saibam que a luta de vocês é também a minha luta e o nosso ministério está aberto para que possamos lutar juntos”, colocou Silvio Almeida durante conversa com os indígenas que integram o acampamento.
O Acampamento Terra Livre é considerado a maior manifestação indígena do país. Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a iniciativa garante a oportunidade de os povos originários expressarem suas principais demandas.
De acordo com Kleber Karipuna, coordenador-executivo da Apib,“A garantia da autonomia por meio da demarcação está diretamente relacionada à segurança de reprodução física, econômica, social e cultural, de acordo com os costumes, tradições e usos destes povos”, defendeu*.
A manifestação das comunidades, que concentra etnias e povos indígenas oriundos de todo o país, montou acampamento em Brasília na segunda-feira 24 e segue até esta sexta-feira (28).
Desde a última semana, o MDHC, por meio da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, tem realizado escutas com diversos representantes das comunidades indígenas. De acordo com o painel da ONDH, penas no 1° trimestre deste ano, o Disque 100 protocolou 430 denúncias que revelam o total de 2.846 violações de direitos humanos contra os povos indígenas.
*Com informações da Apib
Texto: T.P.
Edição: P.V.C.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa
Comentários