Integrantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania articulam políticas públicas com Davi Kopenawa como aprimoramento do programa de proteção a defensores

Após a conclusão da etapa mais aguda do processo de desintrusão do garimpo em território indígena de Roraima, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) recebeu nessa quarta-feira (6) o líder yanomami Davi Kopenawa. Na pauta, o aprimoramento do programa de proteção a defensores e sobre serviços e políticas públicas a serem implementadas no território em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Entre os destaques discutidos, está o andamento do plano de ações em prol da população indígenas e anúncio da celebração de um aditivo ao contrato do programa de proteção federal para destacar uma equipe regional para Roraima a fim de melhor atender às lideranças indígenas ameaçadas.

Projetos e propostas também foram apresentados pelo líder indígena. O objetivo é maximizar a proteção, o acesso a direitos e às políticas públicas para a população yanomami. Davi Kopenawa colocou-se à disposição para construir soluções conjuntas junto ao MDHC. Ele também ressaltou que se sentiu feliz em ser ouvido pelo MDHC, destacando o olhar empático ao perceber que o território indígena foi tratado como casa, invertendo a lógica comum. 

A agenda contou com a presença da ministra substituta do MDHC, Rita Oliveira; da secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão; do coordenador-geral da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, Vinícius de Lara Ribas, e demais representantes do órgão.

Para dúvidas e mais informações:

imprensa@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/lideranca-yanomami-e-recebida-no-mdhc-em-agenda-com-a-funai

Thank you for your upload