Ministro Silvio Almeida recebeu pedido de proteção a lideranças indígenas e agroextrativistas da região de Santarém (PA)

MDHC coloca PPDDH à disposição e fará articulação com MJSP e MPI (Foto: Clarice Castro – Ascom/MDHC)

Otitular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, recebeu o Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (PA) e lideranças indígenas da região. No encontro, os representantes solicitaram providências quanto às ameaças e demais violações de direitos humanos que o movimento vem sofrendo.

Em seguida, Silvio Almeida prestou apoio e solidariedade pelos fatos ocorridos na região. “Temos aqui uma questão urgente de riscos iminentes às vidas e que precisa ser tratada de maneira emergencial. Entrarei em contato com os ministérios da Justiça (e Segurança Pública) e dos Povos Indígenas para juntos encontrarmos uma solução imediata para proteger a região e quem lá habita”, enfatizou o ministro.

Presente na reunião, a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão, reforçou que a Secretaria está à disposição para as providências necessárias para a inclusão das lideranças indígenas ameaçadas no âmbito do Programa de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) e adoção de medidas protetivas em seu favor.

Marcaram presença na reunião representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (PA); da Associação Tapajoara; Terra de Direitos; e do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns.

Para dúvidas e mais informações:

imprensa@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

(61) 9558-9277 – WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/protecao-de-liderancas-indigenas-da-regiao-de-santarem-pa-e-tema-de-encontro-no-mdhc