O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós iniciou a vacinação contra a COVID-19 no último dia 19/01 e espera vacinar 6.190 indígenas nas próximas semanas.

O cacique e técnico de enfermagem da aldeia Sai Cinza, Zildomar Saw Munduruku, foi o primeiro indígena a ser vacinado e reforçou a necessidade e urgência da vacina chegar em todas as aldeias.

“É fundamental que toda população indígena seja vacinada pois, somente assim, a população estará mais protegida, principalmente os mais idosos”, afirmou.

Uma grande logística foi pensada para que nenhuma das 160 aldeias fique sem a vacina. O transporte para atender as oito etnias distribuídas entre cinco municípios (Itaituba, Novo Progreso, Jacareacanga, Trairão e Aveiro) será feito pelas vias aérea, fluvial e terrestre.

“A participação da equipe de saúde e lideranças é fundamental para a sensibilização da comunidade sobre a eficácia da vacina, e, assim, evitar a circulação de informações mentirosas que possam inibir aos usuários causando medo em relação aos efeitos da vacina”, lembrou a enfermeira e coordenadora do DSEI Rio Tapajós, Cleidiane de Carvalho.

 

 

Fonte: https://saudeindigena.saude.gov.br/corona

Thank you for your upload