As Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e as Equipes de Respostas Rápida da COVID-19 (ERRC) do DSEI Xavante, no Mato Grosso, estão realizando aprimoramento dos profissionais para o combate ao coronavírus. Videoconferências, reuniões virtuais e leituras fazem parte da rotina do DSEI.

Para o coordenador do Distrito, Gildo Azeredo, as práticas são eficazes e trazem maior segurança aos profissionais que atuam na linha de frente. “Eles desenvolvem um trabalho ágil no diagnóstico e eficiência no tratamento, além de encaminhar em tempo hábil os pacientes ao município de referência quando necessário”, afirma. Assim, o tempo é otimizado, e consequentemente, os números de óbitos são reduzidos dentro das aldeias.

O DSEI conta, ainda, com fornecimento de medicamentos, insumos, testes rápidos e EPIS para seus colaboradores. Alguns Polos Base e CASAIS contam também com concentradores de oxigênio para ajudar no combate ao coronavírus.

Prorrogação de contrato

As Equipes de Resposta Rápida (ERR) foram instituídas como parte do Plano de Combate à COVID-19 para a população indígena com o objetivo de ajudar a controlar a doença nas aldeias.

Para continuar dando apoio às equipes nos DSEIs, a Secretaria Especial de Saúde Indígena informou que os contratos dos colaboradores poderão ser prorrogados até o dia 28 de fevereiro de 2021.

O coordenador do DSEI Xavante, Gildo Azeredo, solicitou à SESAI a permanência da equipe até essa data, enviando a listagem para fim de análise para o caso da conveniada dispor de saldo remanescente de Planos de Trabalho anteriores, haja vista não ser possível novas contratações.

 

 

 

Fonte: https://saudeindigena.saude.gov.br/corona

Thank you for your upload