A Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, enviou reforço para atendimento básico de saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu, no período de 26 de janeiro a 3 de fevereiro. Durante a ação foram realizados mais de 2,5 mil atendimentos em aldeias do Polos Base Pavuru e Leonardo.

A SESAI enviou uma equipe composta por um médico clínico-geral, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem para dar suporte às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI. O Distrito tem 281 profissionais de saúde que atendem uma população de mais de 8 mil indígenas, em quatro Polos Base, no estado do Mato Grosso.

A Equipe de Saúde Volante da SESAI realizou testagem para a COVID-19 e auxiliou às EMSI na imunização contra o novo coronavírus com palestras e aplicação de vacinas. Também fez visita domiciliar, testagem para outras doenças e acompanhamento de saúde de crianças, idosos e gestantes. As orientações dadas pelas equipes aos indígenas são de manter o isolamento social, porque são necessárias duas doses para a imunização, e continuar usando máscaras e higienizando as mãos com frequência.

O indígena Karane Ikpeng, coordenador de logística do Polo Base Pavuru do DSEI, destaca que a população aceita a imunização contra a COVID-19. “ A vacina foi muito esperada e em nenhum momento a comunidade se recusou a tomar vacina, todo mundo torcendo para vir logo e estar todo mundo imunizado, eles sabem que tem que tomar duas doses”, explica.

O Distrito também tem 13 Unidades de Atenção Primária Indígena (UAPI) com tratamento de oxigenoterapia para tratamento precoce de casos leves a moderados de COVID-19. Em caso de necessidade, os pacientes são removidos e referenciados para a rede de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), nas cidades mais próximas, onde são sempre acompanhados pela EMSI.

Recentemente, o DSEI Xingu renovou a frota de veículos com 22 pick-ups para atender todos os Polos Bases nos transportes de insumos, equipes e pacientes. Também foram adquiridos 34 cilindros de oxigênio com 10 mts2 para as UAPI e outros 12 cilindros de oxigênio com 1 mt 2 para as aeronaves que realizam o transporte de emergência.

 

 

Fonte: https://saudeindigena.saude.gov.br/corona

Thank you for your upload