Informação falsa sobre ação do Governo Federal circula nas redes sociais nesta segunda-feira (23)

É falsa a informação de que os indígenas encontrados em estado grave de saúde no território Yanomami não são brasileiros. A região, que passa por uma crise humanitária provocada pela falta de assistência médica e sanitária, é a maior reserva indígena do país – com mais de 30,4 mil habitantes.

Para tratar da situação, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Desde a última segunda-feira (16), equipes de saúde enviadas pela pasta confirmaram casos de crianças e idosos com quadro de desnutrição grave, além de casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos.

Como resposta à emergência, foram instalados o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomami) e a Sala de Situação. Também foram enviadas quatro mil cestas básicas em caráter de urgência, além de insumos, medicamentos e mais 12 profissionais da Força Nacional do SUS que irão operar o Hospital de Campanha.

O Ministério da Saúde segue envidando esforços para enfrentar a grave crise de desassistência encontrada em território Yanomami.

Ministério da SaúdeCategoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/ministerio-da-saude-esclarece-que-indigenas-resgatados-no-territorio-yanomami-sao-brasileiros-1