Iniciativa visa pactuar entre diversas instituições executoras um plano estruturado e eficaz de assistência para promoção de avanços significativos na saúde e bem-estar do povo Yanomami

Nos dias 23 e 24 de setembro, O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), participou da 2ª Oficina de Consolidação Territorial do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pela Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. 

Entre outros pontos, a ação busca identificar e direcionar ações para mitigar as deficiências alimentares e enfrentamento aos desafios que a Terra Indígena Yanomami enfrenta em relação à segurança alimentar. 

Para Élida Amorim, técnica da Sesai, a oficina representa um esforço coordenado e essencial para promover o bem-estar do povo Yanomami. “A vulnerabilidade alimentar vivenciada pelo povo Yanomami exige de nós não apenas um olhar técnico, mas um compromisso profundo com soluções que respeitem a cultura e as tradições desse povo”, afirmou. 

Ela destacou ainda que a segurança alimentar é um pilar fundamental na promoção da saúde. “O desafio é grande, mas com o fortalecimento da intersetorialidade, conseguiremos traçar estratégias eficazes que não só garantam a segurança alimentar, mas também reforcem a autonomia dessas comunidades no manejo sustentável de seus recursos”, disse. 

Além da Sesai, participaram representantes de diversos ministérios e instituições, incluindo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), entre outros. 

Ministério da SaúdeCategoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Tags: saúde indígenayanomamisegurança alimentar

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/oficina-discute-estrategias-de-promocao-da-seguranca-alimentar-para-o-povo-yanomami