Escovação com as crianças, orientações às famílias e reunião do Ministério da Saúde com gestores locais fizeram parte da agenda. Meta é atender 13 mil pessoas no estado
Foto: divulgação/MS
Entre os dias 12 e 16 de agosto, indígenas residentes do Tocantins participaram de uma série de ações de saúde bucal promovidas pela secretaria de saúde do estado com apoio do Ministério da Saúde. O Projeto Sorriso nas Aldeias tem como meta atender 13 mil pessoas e, nessa primeira ação, foram atendidas comunidades da etnia Xerente, no município de Tocantínia (TO). Aproximadamente 300 crianças, adolescentes, adultos e idosos aldeados participaram de atividades educativas e receberam kits com escova e creme dental.
“Tivemos a oportunidade de visitar as comunidades Funil, Brejo Cumprido e Paraíso, onde realizamos a escovação supervisionada das crianças e orientamos os pais sobre a continuidade da higiene bucal em casa”, explicou o assessor técnico da Coordenação-Geral de Saúde Bucal Gustavo Ribeiro. A equipe do ministério aproveitou a agenda para levar informações sobre aleitamento materno e alimentação adequada e saudável, em alusão à campanha Agosto Dourado.
Os representantes das secretarias de Atenção Primária à Saúde (Saps) e de Saúde Indígena (Sesai) também conversaram com gestores locais sobre os desafios e dificuldades enfrentadas no dia a dia para garantir acesso e serviço de qualidade à população de Tocantínia – como entender a língua falada por alguns indígenas e a necessidade de profissionais de saúde mental nas equipes. Entre as pautas debatidas, estava a possibilidade de integração entre os sistemas e-SUS APS (da atenção primária) e SasiSUS (Subsistema de Saúde Indígena), com o objetivo de facilitar o registro de informações, aproximando a saúde indígena e a saúde da família.Foto: divulgação/MS
Também houve visita a uma unidade básica de saúde (UBS), onde os trabalhadores do Ministério da Saúde orientaram sobre o credenciamento de serviços na APS. “Reforçamos a importância de articulação, comunicação assertiva e alinhamento de ações entre as equipes da APS e de saúde indígena para melhorar os fluxos e protocolos de atendimento, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população aldeada e a população indígena em contexto urbano”, contou o assessor técnico da Coordenação de Gestão e Apoio Estratégico da Atenção Primária Ivo Leal.
As ações continuarão em outros territórios ao longo do ano para atender os indígenas em todas as regiões de saúde do estado e levar outros temas de importância para a saúde da população. O Projeto Sorriso nas Aldeias também tem parceria da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/TO) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO).
Laísa Queiroz
Ministério da SaúdeCategoria
Saúde e Vigilância Sanitária
Comentários