Ação foi antecipada na região por conta da situação de Emergência de Saúde Pública enfrentada no território.
O Movimento Nacional pela Vacinação inicia neste sábado (25) para os indígenas Yanomami. A ação terá início na Casai (Casa de Saúde Indígena) de Boa Vista (RR) e se estenderá para as comunidades nos próximo dias. O início da campanha em todo o país está previsto para a próxima semana, mas foi antecipado no território Yanomami devido a situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional enfrentada na região.
“Ampliar as coberturas vacinais dos Yanomamis, assim como de todos os indígenas, é prioridade do Ministério da Saúde. Antecipar a ação no território é uma medida para mitigar a grave situação de desassistência em saúde encontrada na região”, destacou o secretário de Saúde Indígena da pasta, Weibe Tapeba.
Cerca de 20 mil doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19 foram enviadas ao território Yanomami para ampliar a proteção da população indígena. Além dessas, o plano de ação emergencial também prevê a oferta de outros imunizantes disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação, como BCG, Hepatites, Influenza, Pneumo, HPV, meningocócica, entre outros.
A ação é realizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima e com o apoio dos profissionais de saúde da Força Nacional do SUS que atuam no local.
Edis Henrique Peres
Ministério da Saúde
Comentários