Fotos: Leobark/Comunicação/MPF

Membros do MPF se reuniram com diversos povos indígenas para discutir as demandas e dificuldades enfrentadas pelas comunidades

Membros do Ministério Público Federal (MPF) estiveram no Acampamento Terra Livre (ATL) para reuniões com lideranças e representantes dos povos indígenas Munduruku, Xikrin de Bacajé, Uru Eu Wau Wau e Kayabi na última terça-feira (25). O objetivo da agenda foi ouvir as demandas das comunidades e prestar informações sobre a atuação institucional em defesa dessas populações, especialmente sobre processos em curso. Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o ATL está sendo realizado desde 24 de abril, e prosseguirá até esta sexta-feira (28), em Brasília, com a presença de mais de seis mil indígenas de todo o país.

A principal reivindicação das populações é a retomada dos processos de demarcação e a desintrusão (retirada de invasores) dos territórios tradicionais. Os indígenas denunciaram a presença crescente de garimpeiros, madeireiros, produtores rurais e outros não indígenas em suas terras. Mencionaram, ainda, os impactos sociais e ambientais decorrentes da construção de grandes empreendimentos econômicos dentro ou em áreas próximas às aldeias, como estradas, barragens, hidrelétricas e hidrovias, por exemplo. A falta de acesso a políticas públicas de saúde e educação também foi mencionada nas reuniões.

A coordenadora da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR), Eliana Torelly, destacou a importância de receber pessoalmente os relatos das dificuldades enfrentadas. “Estamos há seis anos sem nenhuma demarcação. O momento é de reivindicação. Nossa intenção é ficar mais próximo da comunidade para dar visibilidade a essas questões e acelerar a resolução das demandas apresentadas. Sempre lutamos pela demarcação dos territórios indígenas e vamos continuar. Reforçamos aqui o compromisso da instituição em garantir esse direito assegurado aos povos originários na Constituição de 1988”, afirmou.

MPF no ATL 2023Responsável pelo ofício administrativo que trata da demarcação em terras indígenas, vinculado à 6CCR, o procurador regional da República Francisco Guilherme Bastos destacou que o órgão vai acompanhar de perto os processos demarcatórios e cobrar do governo um cronograma de homologação das demarcações. “É uma demanda grande e importante dos povos indígenas que essas terras sejam homologadas porque, a partir do momento que existe essa proteção, do ponto de vista jurídico, muitos riscos são evitados. Os madeireiros, os garimpeiros e outras ameaças podem ser afastados com base nesse ato. Os processos de demarcação são uma obrigação do Estado brasileiro”, destacou.

O procurador regional da República Felício Pontes, titular do ofício administrativo sobre grandes empreendimentos em terras indígenas, ressaltou a urgência de se resolver a questão do garimpo ilegal. “A prioridade para o MPF é retirar garimpeiros dos territórios demarcados. Não há nada mais urgente. Precisamos garantir à comunidade a proteção do território e também o acesso à saúde e à educação”, reforçou.

A agenda de audiências segue nesta quinta-feira (27), quando representantes das terras indígenas Canabrava, Batelão, Vale do Javari e dos povos Kraô, Tenharim e Amanayé serão recebidos na Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR), na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

Abril Indígena – A participação do MPF na 19ª Edição do Acampamento Terra Livre integra o Abril Indígena, campanha anual do MPF que busca dar visibilidade aos direitos e garantias dos povos indígenas, discutir os problemas que afetam essas populações e mobilizar a atuação em defesa dos povos originários. A iniciativa inclui eventos, debates, postagens nas redes sociais, série especial no programa de TV Interesse Público e um documentário sobre a atuação institucional em defesa dos povos Yanomami, em RoraimaSaiba mais aqui.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria-Geral da República

(61) 3105-6409 / 3105-6400

pgr-imprensa@mpf.mp.br

https://saj.mpf.mp.br/saj/

facebook.com/MPFederal

twitter.com/mpf_pgr

instagram.com/mpf_oficial

www.youtube.com/canalmpf

Fonte: https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/abril-indigena-mpf-marca-presenca-no-acampamento-terra-livre-e-reforca-compromisso-de-proteger-direitos-dos-povos-originarios

Thank you for your upload