Fotos: Daniel Luis Dalberto/MPF

Guata (2022) foi realizado por dois cineastas indígenas Mbya-Guarani entre as aldeias de Misiones, na Argentina, e Anhetenguá, em Porto Alegre

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com as comunidades indígenas de Rio Grande (RS), e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), promoveu a exibição do documentário Guata, produzido em 2022 por dois cineastas indígenas Mbya-Guarani, para marcar o Abril Indígena na cidade. 

O evento foi realizado no auditório do Instituto de Letras e Artes (Ila) da Furg, no Campus Carreiros, na última terça-feira (18). Além da exibição do filme, também foram mostrados vídeos com o depoimento de lideranças kaingangues de Rio Grande. Outro destaque foi a presença de kaingangues da aldeia Goj Tahn, que apresentaram sua cultura, com cânticos e danças.

Ao fim da sessão do filme, as lideranças das quatro comunidades indígenas do município – Aldeia Tãnhve (Coqueiro) e Goj Tanh (Mar Azul), da etnia kaingang, Pará Rokê (Portal do Mar) e Y’Yrembé (Beira-mar), da etnia mbya guarani – expuseram suas lutas e seus anseios e debateram com o procurador da República Daniel Luis Dalberto e com o professor Marcelo Gobatto (Ila-Furg).

Dalberto ressaltou a importância do evento e a função do MPF na matéria indígena: “O filme mostra a cosmovisão Guarani, seu modo de ser e estar e sua relação com o mundo, o que nos faz refletir e nos ensina sobre a necessidade de mudanças de nossas atitudes neste momento que a crise climática já se impõe. A apresentação Kaingang mostrou a riqueza de sua cultura milenar. O MPF tem função constitucional de lutar ao lado dos povos indígenas pelo respeito aos seus direitos e à sua cultura”.

O documentário – Dirigido por Jorge Morinico e João Mauricio Farias, Guata foi criado e produzido em meio à pandemia de covid-19 entre as aldeias de Misiones, na Argentina, e Anhetenguá, em Porto Alegre. A película busca acompanhar e mostrar uma das principais qualidades do éthos Mbya-Guarani, o seu caminhar ancestral, que em sua língua se denomina Guatá.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Fonte: https://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/abril-indigena-mpf-participa-de-exibicao-de-documentario-e-debate-com-comunidades-kaingang-e-guarani-em-rio-grande-rs

Thank you for your upload