Conduzido pela Secretaria de Direitos Territoriais, evento foi preparatório para uma série de ações que serão implementadas no território
– Foto: ASCOM – MPI
Entre os dias 21 e 22 de novembro, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) promoveu uma oficina sobre educação na Terra Indígena Yanomami para promover alinhamento institucional e organizar uma série de ações que serão implementadas no território nos próximos meses. A oficina ocorreu em Boa Vista e envolveu instituições governamentais e não-governamentais.
Estão previstos quatro projetos e sete ações de educação voltados para os povos Yanomami e Ye’kwana que serão implementados pelo MPI, através da Secretaria de Direitos Territoriais (SEDATI), sob coordenação da Diretoria de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato e com várias parcerias.
As atividades são sobre letramento, numeramento, formação pedagógica, gestão de associação, informática básica e saberes indígenas e serão feitas em parceria com instituições de ensino, como a Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Instituto Federal de Roraima (IFRR), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
As ações de educação são uma demanda almejada pelos Yanomami e Ye’kwana na superação da emergência humanitária que se agravou durante a gestão passada e envolvem o Ministério da Educação, a Casa Civil e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
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