A Organização Mundial para as Migrações (OIM) lançou este mês uma campanha online com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre as migrações indígenas no Brasil e os direitos dos migrantes indígenas.
A campanha foi iniciada em 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos indígenas, e vai até 18 de dezembro, Dia Internacional dos Migrantes.
A ação online ocorrerá nas redes sociais da OIM e da ONU Brasil, com a divulgação de cards e vídeos que abordarão temas como a legislação nacional e internacional de proteção aos povos indígenas migrantes.
Outros temas incluem os tipos de migração indígena (interna, fronteiriça e internacional) e as razões de mobilidade (incluindo a perda de acesso aos recursos tradicionais).
A iniciativa também tratará da importância da língua na manutenção da identidade cultural desses povos e fornecerá dados sobre a presença indígena nas regiões de fronteira.
O chefe da missão da OIM no Brasil, Stephane Rostiaux, explicou que as cidades brasileiras de trânsito para os migrantes venezuelanos não estavam acostumadas a lidar com grandes volumes de migrantes. “Os migrantes indígenas representam um desafio adicional para as autoridades públicas que gerenciam o novo fluxo”, disse Rostiaux.
Tanto a OIM como outras agências das Nações Unidas têm trabalhado para promover assistência e melhorar a informação disponível para a garantia de direitos dos migrantes que chegam ao país, em benefício da sociedade brasileira.
Comentários