A série é composta por três vídeos que incentivam os povos indígenas a registrarem os usos tradicionais e ameaças em seus territórios por meio de aplicativo de monitoramento

Por Talita Oliveira/OPAN

O jovem cineasta indígena Typju Myky faz a apresentação e narração da série.

Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a importância das atividades de monitoramento territorial já lideradas pelos povos indígenas, a Operação Amazônia Nativa (OPAN) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lançam hoje (11/08) uma série de vídeos sobre monitoramento territorial. 

Produzidos no âmbito do projeto “Amazônia indígena – direitos e recursos” realizado pela OPAN e IPAM, a série composta por três vídeos aborda os usos tradicionais dos territórios e as atividades de monitoramento realizadas pelos povos indígenas, incentivando o uso de novas ferramentas, como aplicativos de celular. 

O primeiro vídeo da série, apresentada pelo jovem cineasta indígena Typju Myky, fala sobre a observação e registro de atividades cotidianas como a caça, pesca, a roça, além da percepção sobre possíveis alterações nos recursos naturais presentes no território. Contextualiza ainda as pressões de grandes empreendimentos no entorno da Aldeia Japuíra, Terra Indígena Menkü, em Mato Grosso, reforçando a necessidade do monitoramento.

Já o segundo vídeo chama atenção para o que deve ser observado pelos indígenas ao percorrerem os territórios durante a realização de suas atividades tradicionais: aparição ou ausência de animais e plantas, mudanças nas características naturais de rios e lagos, além de detalhes sobre os plantios e colheitas, ressaltando que o ato de registrar é de fundamental importância para entender as mudanças que podem ocorrer no futuro.  

O terceiro e último vídeo da série é um tutorial de uso do aplicativo Alerta Clima Indígena (ACI), desenvolvido pelo IPAM, que fortalece atividades de monitoramento territorial realizadas pelos povos indígenas por meio da possibilidade de registro e compartilhamento de informações direto no aplicativo. O app também gera mapas e alertas de possíveis ameaças aos territórios, como fogo, desmatamento, exploração ilegal de madeira, garimpo e invasões. 

Os vídeos estão disponíveis na internet e podem ser assistidos no canal da OPAN no YouTube. 

Sobre o projeto

O projeto “Amazônia indígena – direitos e recursos” desenvolve uma série de ações para fortalecer o protagonismo dos povos indígenas no desenvolvimento econômico sustentável e na conservação da biodiversidade amazônica. Desenvolvido na Colômbia, Peru, Equador e Brasil, o projeto é  apoiado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Nas atividades desenvolvidas no Brasil, as instituições envolvidas são o WWF-Brasil, a OPAN, o IPAM, o Instituto Centro de Vida (ICV), a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt), a Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). 

Fonte: https://amazonianativa.org.br/2023/08/09/opan-e-ipam-lancam-serie-de-videos-sobre-monitoramento-territorial/

Thank you for your upload