A medida integra o decreto publicado semana passada por Lula para expulsar os mais de 60 mil garimpeiros das terras Yanomami no estado de Roraima. O espaço aéreo já foi fechado aos aviões do garimpo. Antes incentivados por Bolsonaro, os invasores agora fogem em barcos e pela mata

Victor Moriyama/ISA

São Paulo – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunta-feira (6) que haverá reforço das forças federais para retirada de garimpeiros ilegais de terras indígenas em Roraima. A medida inclui territórios Yanomami, onde comunidades inteiras têm sido vítimas de desnutrição grave e outras doenças, que mataram pelo menos 570 crianças só em 2022.

“Dando cumprimento ao decreto do presidente Lula, determinei a ampliação da presença da Polícia Federal e da Força Nacional em Roraima, ao longo desta semana. Queremos que a desintrusão das terras indígenas ocorra em PAZ, sem conflitos. Contamos com a colaboração de todos”, escreveu Dino em rede social.

https://twitter.com/FlavioDino/status/1622534158600884224?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1622534158600884224%7Ctwgr%5E5960fdac224975117485b16a66b63c3000a920e8%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.redebrasilatual.com.br%2Fpolitica%2Fdino-anuncia-reforcos-para-retirada-de-garimpeiros-ilegais-de-terras-indigenas%2F

O ministro se refere ao decreto publicado na última terça-feira (31), com medidas para expulsar os mais de 60 mil garimpeiros das terras Yanomami no estado de Roraima. Entre elas. o controle do espaço aéreo com radares super potentes contra aviões do garimpo. A atividade ilegal foi estimulada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonarista, governador pediu ajuda para tirar garimpeiros

O governador bolsonarista e pró-garimpo de Roraima, Antônio Denarium, disse ontem (5) que pediria ajuda do governo federal para a retirada dos garimpeiros ilegais com segurança. Nos últimos dias, desde que as ações do governo Lula foram anunciadas, grupos de garimpeiros ilegais têm fugido pelas matas e rios.

Em nota, o governo afirmou ter pedido aos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Defesa, José Múcio Monteiro, o apoio necessário para garantir a saída desses trabalhadores que se encontram em área de garimpo e “que escolheram sair daquela região de forma espontânea e pacífica”.

Aliado de Jair Bolsonaro, Denarium está envolvido em uma polêmica sobre os Yanomami. Na semana passada, em entrevistas, inocentou o garimpo da responsabilidade sobre a emergência sanitária. E disse que os indígenas têm de “se aculturar” e que não podem ficar “andando por aí feito bicho”.

O caso foi parar no Ministério Público Federal, que pediu a investigação criminal da fala do governador pró-garimpo. Para amenizar sua situação, resolveu mudar o discurso. E na sexta-feira (3) anunciou parceria com o governo federal para a construção de um abrigo de acolhimento para Yanomami ao lado da Casa de Saúde Indígena (Casai). Ali também está instalado um hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB).

Leia também

TAGS:

antonio denariumflávio dinogarimpo ilegalterras indígenasyanomamis

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/politica/dino-anuncia-reforcos-para-retirada-de-garimpeiros-ilegais-de-terras-indigenas/

Thank you for your upload