Foto: Luciana Whitaker – 18.dez.95/Folhapress

Saiba o que teve de mais importante no monitoramento do Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas na última semana (24/10-30/10).

Centenário. Um dos intelectuais mais importantes do país, Darcy Ribeiro completaria 100 anos de idade no último dia 26 de outubro. Darcy foi um importante antropólogo e lutou pelos direitos indígenas no Brasil, tendo vivido quase dez anos junto a aldeias indígenas do Pantanal e da Amazônia, entre 1947 e 1956. Teve contato com os kadiwéus, no sul do Mato Grosso, e os urubu-kaápor, no norte. Também escreveu os livros “Kadiwéu: Ensaios Etnológicos sobre o Saber, o Azar e a Beleza” (1950), “Culturas e Línguas Indígenas do Brasil” (1957) e “Arte Plumária dos Índios Kaapo” (1957), sobre a cultura e arte indígena desses povos. Ele também contribui com a demarcação de Terras Indígenas, com a colaboração na criação do Parque Indígena do Xingu. 

Eleições. Os municípios mais indígenas do Brasil, São Gabriel da Cachoeira (AM) e Uiramutã (RR), votaram em peso em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições de 2022. Em São Gabriel da Cachoeira, 79,1% dos eleitores votaram no PT, enquanto em Uiramutã, foram 66,6%. O único município do estado a dar a vitória para Lula no primeiro turno. “A gente apoia o Lula primeiramente porque nós fomos esquecidos durante muitos anos. E o PT é um dos partidos que nos apoiam”, disse ao Brasil de Fato Odinei Noronha Penha do povo Tariana, uma das 23 etnias presentes no município amazonense. 

A bancada do Cocar será especialmente importante para barrar a agenda anti-indígena e antiambiental de um Congresso cada vez mais conservador. Com a eleição de Lula (PT), eles podem ter menos dificuldades. Nas eleições do dia 2, cinco candidatos autodeclarados indígenas foram eleitos deputados federais e dois senadores, o maior número na história do país. As vitórias mais comemoradas foram as das proeminentes ativistas indígenas Sônia Guajajara e Célia Xakriabá, eleitas deputadas federais.

Línguas Indígenas. De acordo com o último Censo, de 2010, o Brasil registrava 274 línguas indígenas, faladas por 817.963 mil indígenas de 305 diferentes etnias. Neste ano, os dados serão atualizados. 

Thank you for your upload