Foto: Ricardo Stuckert
Saiba o que teve de mais importante no monitoramento do Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas na última semana (04/09-10/09).
No Dia da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demarcou mais duas Terras Indígenas, depois de ter demarcado seis TIs em abril: Arara do Rio Amônia (no Acre), Kariri-Xocó (em Alagoas), Rio dos Índios (no Rio Grande do Sul), Tremembé da Barra do Mundaú (no Ceará), Avá-Canoeiro (em Goiás), e Uneiuxi (no Amazonas). Dessa vez, foram homologadas as terras indígenas Rio Gregório (no município de Tarauacá, estado do Acre, área de ocupação tradicional e permanente dos povos Katukina e Yawanawá) e Acapuri de Cima, na cidade de Fonte Boa, estado do Amazonas, caracterizada como de ocupação do povo Kokama. Lula estava acompanhado das ministras Marina Silva (do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Sônia Guajajara (dos Povos Indígenas), e anunciou outras medidas de proteção aos povos da floresta e ao meio ambiente, como a criação da Unidade de Conservação Floresta Nacional do Parima, no município de Amajari/RR, e a ampliação do Parque Nacional do Viruá, no município de Caracaraí/RR.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, contou que o governo deve homologar mais seis Terras Indígenas até o final do ano, totalizando 14 TIs.
Encontro. Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais e Armazém Memória em parceria com o Observatório dos Direitos e Políticas Indígenas (OBIND) e Museu da Pessoa e apoio da Embaixada Real da Noruega no Brasil, o Encontro Povos Indígenas e Justiça de Transição – Memória, Verdade, Reparação e Não-repetição aconteceu na Universidade de Brasília (UnB), no fim de agosto. O Centro de Referência Virtual Indígena do Armazém Memória foi apresentado durante o evento, o maior arquivo virtual sobre povos indígenas com seu acervo de 2,3 milhões de documentos digitalizados.
Durante o encontro, o pesquisador Marcelo Zelic, que faleceu em maio deste ano, foi homenageado. Ele foi o idealizador do Armazém Memória e um dos criadores do OBIND.
Comentários