O Governo Federal leva em consideração as especificidades culturais dos povos indígenas do Brasil. Por isso, o Ministério da Saúde libera recursos do Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PE) para adequação dos serviços de média e alta complexidade para atendimento a indígenas na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul estabeleceu uma parceria com hospitais do Rio Grande do Sul para atender pacientes indígenas que necessitam de atendimento especializado nas cidades de Passo Fundo e Tapejara (RS).

Eles terão leitos específicos para indígena e intérprete disponíveis para atendimento dos pacientes encaminhados pelas equipes do DSEI Interior Sul. O Hospital Santo Antônio, em Tapejara, é considerado uma unidade de referência para atendimento especializado às aldeias Charrua e Carreteiro. Já o Hospital São Vicente de Paula, em Passo Fundo, é referência para os Polos Bases Nonoai, Guarita e Passo Fundo. “A parceria vai possibilitar integração dos profissionais de saúde dos hospitais com as nossas equipes de saúde indígena. No ambulatório de Passo Fundo, por exemplo, têm todas as especialidades médicas e poderemos encaminhar nossos pacientes com prioridade, sem precisar pegar fila, e até fazer tratamento oncológico”, destaca o coordenador do DSEI Interior Sul, Alexandre Rossettini.

O Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) também participou das reuniões com as diretorias dos hospitais. “Falamos também com as lideranças sobre esse atendimento que vem para melhorar o atendimento das nossas comunidades indígenas. Vai ser muito bom e importante para os pacientes serem melhor atendidos na saúde”, afirma o presidente do CONDISI, Isaias Kiago.

Após as reuniões que aconteceram neste mês de abril, os hospitais encaminharão Planos de Metas e Ações com as propostas de adequações para análise do Ministério da Saúde. Após a análise e aprovação receberão os recursos do IAE-PI para adaptar os estabelecimentos e receberem pacientes indígenas conforme seus costumes e tradições.

IAE-PI

Os hospitais que desejam adequar suas instalações para recebimento de pacientes indígenas devem pactuar um Plano de Metas e Ações com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da região. Após a aprovação do Distrito, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e da Secretaria De Atenção Especializada À Saúde (SAES), do Ministério da Saúde, o recurso será liberado ao estabelecimento através de repasse para os Fundos Municipais ou Estaduais de Saúde.

Thank you for your upload