Estado é o último da federação a receber os serviços de saúde indígena. DSEI Ceará é parceiro colaborador na implantação

O Ministério da Saúde deu início à implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) no Piauí, último estado brasileiro a receber os serviços, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Ceará, que agora assume a responsabilidade pela saúde indígena no território piauiense, marcando mais um compromisso cumprido pela atual gestão.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e o DSEI Ceará realizaram uma cerimônia de acolhimento aos primeiros dez profissionais de saúde indígena que irão atuar nos territórios do Piauí. Esses profissionais compõem a primeira equipe a ser alocada em quatro polos de atenção à saúde dos povos indígenas no estado. Outros profissionais ainda serão contratados para compor as equipes multidisciplinares, ampliando o alcance e a efetividade das ações de saúde.

Após a mesa de abertura, o secretário da Sesai, Weibe Tapeba, ministrou uma aula-apresentação sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), abordando os desafios e o compromisso da atual gestão em garantir que os serviços de saúde indígena cheguem a todos os estados do país.

“Estar aqui hoje recepcionando a primeira turma dos profissionais que levarão saúde indígena para os territórios do Piauí é indubitavelmente um marco dessa gestão. Iniciamos este governo com o compromisso de levar a saúde indígena a todos os estados da federação. Hoje, após consolidarmos os serviços no Rio Grande do Norte, que já conta com 80 profissionais, chegamos ao último estado que ainda carecia de nossa atuação efetiva. É uma alegria fazer parte desse momento e plantar essa semente para os nossos parentes, com a ajuda do DSEI Ceará, parceiro nessa estratégia que agora se concretiza”, celebrou o secretário.

Os profissionais acolhidos iniciarão nesta quarta-feira (27) uma qualificação em Territorialização da Saúde Indígena no Piauí, com debates e informações essenciais sobre temas como a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) e as ações prioritárias para a promoção da saúde e bem-estar das comunidades indígenas. A qualificação será realizada até a quinta-feira (28), marcando o início dos trabalhos dessa gestão no estado.

A cerimônia aconteceu no prédio da Superintendência de Saúde Estadual do Ministério da Saúde do Piauí, em Teresina, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Secretário da Sesai, Weibe Tapeba; o coordenador do DSEI Ceará, Lucas Guerra; o coordenador do DSEI Maranhão, Lúcio Guajajara; a superintendente do Ministério da Saúde no Piauí, Antônia Leal; a secretária Núbia Lopes, representando o governador Rafael Fonteles; a superintendente de Atenção Primária à Saúde Indígena e Municípios da Sesapi, Leila Santos; além de lideranças indígenas como caciques, pajés e representantes da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME). 

Sílvia Alves
Ministério da Saúde

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/piaui-recebe-primeira-turma-de-profissionais-que-atuarao-nos-territorios-indigenas