No Dia dos Povos Indígenas, senador citou problemas enfrentados e pediu mais políticas públicas
Jefferson Rudy/Agência Senado

Fonte: Agência Senado

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) comemorou o Dia dos Povos Indígenas nesta quarta-feira (19). Em pronunciamento, disse que a celebração em 2023 tem um valor histórico, uma vez que houve mudança na designação da data. Antes denominado Dia do Índio, agora é Dia dos Povos Índígenas, lembrou o senador. Para ele, a redesignação revela mensagens importantes, como a diversidade cultural dos diversos povos, com necessidades e problemas próprios, que exigem atenção especial, com soluções únicas e individualizadas.

Confúcio Moura lamentou que os povos indígenas tenham sofrido nos últimos anos com o descaso e a omissão, mas lembrou que o garimpo ilegal não foi o único problema enfrentado. Ele aproveitou para defender a adoção de políticas públicas específicas e sugeriu, por exemplo, o financiamento da produção agrícola indígena. O senador defendeu também a retomada dos processos de homologação e demarcação de terras indígenas e condenou a situação de precariedade vivida por muitas etnias.

— Eles também estão sujeitos a mazelas graves, como preconceito, racismo, violação de direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde, à educação e serviços públicos, além da alimentação escassa e pobre em nutrientes, enchentes, entre outras — lamentou.

Confúcio Moura parabenizou o presidente Lula por nomear Sônia Guajajara como ministra dos Povos Indígenas e Joênia Wapichana como presidente da Funai. Ninguém melhor do que representantes dos povos indígenas para lidar com as questões relativas a eles de forma apropriada e de maneira ampla, afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Saiba mais

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:

Fonte: Agência Senado

Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/04/19/confucio-moura-celebra-dia-dos-povos-indigenas-e-defende-demarcacao-de-terras

Thank you for your upload