O senador Humberto Costa (PT-PE), comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar legais as atuais regras do programa Mais Médicos. De acordo com os ministros do STF, ao julgar uma ação apresentada pela Associação Médica Brasileira (AMB), o pagamento diferenciado a cubanos e a dispensa de revalidação do diploma para profissionais estrangeiros não ferem a Constituição.
Humberto Costa lembrou que o Mais Médicos foi uma solução encontrada pelo governo de Dilma Rousseff para levar profissionais de saúde a regiões mais pobres e ao interior do país. Assim, segundo ele, 70 milhões de brasileiros passaram a ter assistência médica, com a distribuição de mais de 11 mil profissionais.
Apesar da sentença favorável do Supremo, o senador alertou que o Mais Médicos continua em risco. Desta vez por ações do governo federal. Um exemplo, como disse Humberto Costa, foi a decisão do ministro da Educação, Mendonça Filho, de proibir pelos próximos cinco anos a abertura de novas vagas em cursos de medicina.
— O que na verdade está acontecendo é que ele está fazendo o jogo das corporações médicas. É que ele está fazendo um jogo contra a população brasileira e ele está fazendo um jogo que ao final vai levar ao fim dos Mais Médicos — afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Comentários