Por meio da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), a Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou hoje (04) a segunda reunião bimestral on-line sobre saúde mental e redes intersetoriais junto aos povos indígenas, com foco nos desafios trazidos pela Covid-19.
Além de dialogar e conhecer sobre como trabalhar em redes na área de saúde, sobretudo neste momento de pandemia, a reunião serviu também para promover o alinhamento interno e discutir diretrizes de formação de redes intersetoriais. Os servidores trocaram experiências e puderam aprimorar habilidades técnicas e teóricas para atuar no apoio e monitoramento de ações referentes aos sofrimentos mentais, inclusive o uso prejudicial de álcool e outras substâncias psicoativas em contexto indígena.
Foram abordados ainda outros desafios impostos pela pandemia, como os impactos do isolamento social, as questões de perda e luto, formas e rituais de despedidas das diversas etnia e a necessidade de segurança. As reuniões das redes ocorrem bimestralmente, e também na medida em que seja necessário o alinhamento dos assuntos relacionados ao novo coronavírus.
O encontro virtual contou com a participação de toda a equipe da Coordenação de Acompanhamento de Saúde Indígena (COASI), incluindo seu coordenador, Thiago Fiorott, e de servidores de diferentes unidades descentralizadas do órgão, bem como de representantes do Coletivo Psicologia e Povos Indígenas.
Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da CGPDS
Comentários