Nos deixou na noite de 26 de junho, Donato Lopes da Paz, de 99 anos, importante liderança do povo Sateré Mawé, da TI Andirá Marau (AM/PA). Morador da aldeia Simão, foi tuxaua geral do Rio Andirá por muitos anos e, junto com Manoelzinho Michiles e Emílio Tibúrcio (tuxauas geral do Rio Marau) e Raimundo Ferreira da Silva, o Dico, lutaram incansavelmente pela demaracação da TI Andirá-Marau, entre os anos de 1978 e 1986, processo este impulsionado pela defesa do território devido às duas invasões da Elf-Aquitaine, companhia estatal francesa de petróleo, no território Sateré Mawé.

Uma liderança de referência não só pela demarcação, mas igualmente pela luta continuada para a proteção da terra contra novos invasores, para a sustentabilidade do território e para o bem viver do povo Sateré Mawé, os filhos do guaraná.

Donato vinha enfrentamento um quadro de saúde sensível, intensificado nos últimos dias, que levou a sua hospitalização em Parintins.

Uma perda incomensurável para os Sateré Mawé e para todos que tiveram a honra e oportunidade de compartilhar de seus ensinamentos, de sua amizade e parceria. Sentiremos imensamente sua falta.

Aos familiares e ao povo Sateré Mawé toda nossa solidariedade, tristeza e saudade compartilhada. Seguiremos juntos seus passos e sua luta.

Fonte: https://trabalhoindigenista.org.br/nota-pesar-donato-lopes-paz/