A denúncia de invasão de território e garimpo ilegal foi feito pelas lideranças da comunidade Maturuca, região Serras, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

No relatório enviado ao departamento jurídico do CIR, hoje 23 de agosto, consta informações de monitoramento onde foram detectadas a entrada de balsas rumo a Guiana, as imagens que fazem parte do documento, mostram 9 balsas funcionando no local conhecido como Mirandão até a cachoeira da Onça.

O relato traz a preocupação das lideranças com a invasão do território e com o aumento de casos de malária.

O documento reforça que antes quando havia o posto de vigilância na comunidade indígena Eramutanken, não tinha a entrada de garimpeiros, maquinários ou materiais para o garimpo ilegal.

Ao tomar conhecimentos dos fatos e com base nas informações e provas da invasão ao território, a assessora jurídica do CIR, que também representa as comunidades indígenas protocolou a denúncia no Ministério Público Federal (MPF) , Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Polícia Federal (PF) e ao IBAMA, para as providências cabíveis como proteger as comunidades indígenas.

Fonte: https://cir.org.br/site/2024/08/23/cir-denuncia-invasao-de-centenas-de-garimpeiros-as-margens-do-rio-mau-na-ti-raposa-serra-do-sol/