Iniciativa empodera a fotografia de autoria indígena como testemunho estético e político poderoso de resiliência e participação cidadã

– Foto: ASCOM – MPI

Por meio da Portaria nº 132, publicada na quarta-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) lançou o Programa MRE Gavião: o olhar do Gavião. O propósito do programa de abrangência nacional é fomentar a produção artística visual de comunicadores indígenas, de modo a assegurar o reconhecimento e a promoção cultural em âmbito nacional da memória, história e expressão artística desses grupos.

O projeto é uma homenagem ao comunicador indígena Kumreiti Cardoso Kiné, falecido no dia 4 de maio deste ano. Uma das referências da juventude da aldeia Krijoherê da Terra Indígena Mãe Maria, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, Mre dedicou seu talento para promover mais visibilidade aos povos indígenas do Brasil.

Como fotógrafo oficial da Assessoria de Comunicação, Mre atuou na implementação da inédita pasta do Ministério dos Povos Indígenas no Poder Executivo e se tornou um dos principais comunicadores indígenas do país.

O Programa será coordenado pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do MPI, com o objetivo de produzir e estruturar um acervo patrimonial de imagens autorais representativas, que expressem a memória social indígena na contemporaneidade brasileira. A iniciativa promoverá a memória e a interação afetiva com as distintas linguagens e culturas indígenas, na linha do Plano Estratégico Institucional (PEI) do Ministério dos Povos Indígenas.

A ação também busca democratizar e difundir a experiência indígena ao retratar elementos fundamentais ao bem viver indígena, como o território, os rituais, o cotidiano, a arte e os sistemas de conhecimento, ao empregar tecnologias acessíveis de uso comum, como câmeras de celular, câmeras fotográficas, profissionais ou não, e assim estimular a formação técnica de fotógrafos indígenas e a sua inserção no circuito artístico-cultural.

Através de uma premiação ainda em caráter de definição que providenciará o intercâmbio de ideias, técnicas, saberes e perspectivas, o Programa MRE Gavião irá prestigiar e reconhecer o trabalho dos artistas indígenas com ampla circulação das fotografias vencedoras, considerando uma curadoria que respeite os protocolos culturais, preserve as distintas cosmovisões envolvidas, as formas de resistência e a memória coletiva indígena.

Fonte: https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/noticias/2025/07/mpi-lanca-o-programa-mre-gaviao-o-olhar-do-gaviao