As exibições ocorrerão em espaços parceiros da programação cultural da conferência

Por equipe documental Ouro Azul

Educação poético-afetiva em defesa da vida

Ouro Azul é uma série documental que, numa abordagem poética e inovadora, une conhecimento científico e sabedoria ancestral, guiando o espectador por uma jornada de descobertas ambientais, atravessando territórios e ecossistemas de todas as regiões do Brasil.

Narrada pela própria água, personificada na figura mítica da guardiã Iara, em cada edição ela atua como fio condutor, apresentando iniciativas e soluções inspiradoras voltadas à preservação do ciclo hidrológico, que, em seu movimento contínuo, sustenta e conecta toda a vida na Terra.

Embora seja considerado um patrimônio do planeta, esse recurso natural enfrenta desafios globais cada vez mais urgentes. Poluição, mudanças climáticas e outras implicações exigem uma gestão consciente e responsável, ancorada em um equilíbrio dinâmico entre demandas sociais, econômicas e ecológicas.

“Narrada pela própria água, personificada na figura mítica da guardiã Iara, em cada edição ela atua como fio condutor”

Pré-estreia na COP 30 em Belém

Antes de sua estreia oficial no Canal Curta!, Ouro Azul terá três episódios inéditos exibidos durante a COP 30, em Belém (PA).

As exibições ocorrerão em espaços parceiros da programação cultural da conferência:

– Dia 8/11 – Seminário da Carta da Terra, Teatro na Vila Maguary – Ananindeua. Exibição do episódio Águas da Resistência (RS), às 18h30. Com a presença do MST;

– Dia 15/11 – Embaixada dos Povos, R. Duque de Caxias, 852 – Belém. Exibição do episódio Floresta Viva, Águas Protegidas (RO), às 20h. Com a presença de Shirlei Arara, protagonista do episódio

– Casa da Mata Atlântica – Av Alcindo Cacela, 287, Umarizal – Belém. Exibição do episódio Flores que Salvam Águas (SP), entre os dias 12/11 – 16/11, aguardando o fechamento da programação do local com o dia e horário.

Sinopses dos episódios de pré-estreia na COP30

RS “Águas da Resistência”: O Pampa possui uma característica que o torna único: a imensidão dos campos nativos, essência viva das terras gaúchas. Eles são fundamentais para a reposição do Aquífero Guarani, um dos reservatórios de água subterrânea mais volumosos do mundo, e para a segurança hídrica da região.

Contudo, nos últimos anos, a perda dessa vegetação campestre tem sido devastadora para o bioma, agravada pelo avanço das monoculturas ligadas ao agronegócio, especialmente a da soja, e pelo plantio de árvores exóticas destinadas à produção de celulose.

Neste episódio, a série Ouro Azul visita assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Hulha Negra e o centro agropecuário da UFPel. Com consciência ecológica, cooperação e responsabilidade, os assentados cuidam e ajudam a proteger o bioma e seu ciclo da água, adotando práticas como o manejo rotativo do rebanho, que mantém o campo vivo e preserva o solo, além da agricultura familiar, da apicultura e de uma gestão hídrica eficiente.

RO “Floresta Viva, Águas Protegidas”:  As zonas úmidas amazônicas, essenciais para o ciclo hidrológico e o balanço de carbono global, são o palco deste episódio da série Ouro Azul. Seus rios voadores, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, espalham chuvas por quase todo o País e se conectam diretamente com Terras Indígenas da região, como a Igarapé Lourdes. É lá que o povo Arara Karo se dedica ao manejo sustentável das castanheiras, numa atividade conduzida principalmente pelas mulheres, combinando tradição, conservação e geração de renda.

Enquanto riscos e ameaças de práticas predatórias, como desmatamento e queimadas, seguem avançando pelo bioma, iniciativas como essa mostram caminhos possíveis para conciliar preservação ambiental e desenvolvimento, atendendo às necessidades das comunidades locais, que dependem dos recursos naturais, mas mantendo a floresta viva e em pé, protegendo o futuro de todos.

SP “Flores que salvam águas”: Uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica é o território anfitrião deste episódio. É lá, mais precisamente em Nazaré Paulista, que conhecemos o Sítio Primavera, capitaneado por Eloísa Pinheiro. Neta e filha de agricultores, ela transformou o modelo de produção da propriedade, passando do cultivo convencional para uma agricultura mais natural, ao implantar um sistema agroecológico integrado ao plantio de flores.

Com o apoio do Projeto Semeando Água, realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, que tem como um de seus objetivos aumentar a segurança do Cantareira, um dos maiores complexos de captação hídrica do País, Eloísa demonstra como práticas sustentáveis podem recuperar os recursos aquáticos e, ao mesmo tempo, proteger o próprio bioma.

Muito além de crisântemos, boca de leão e outras mais, ela e o marido estão semeando futuros: produzindo água, restaurando ecossistemas e contribuindo para o bem coletivo.

“Ouro Azul revela como populações locais se relacionam com seus ecossistemas, mostrando que práticas de preservação fortalecem a resiliência climática e os serviços ecossistêmicos”

Sobre a série

Inspirada nos princípios do biorregionalismo, Ouro Azul revela como populações locais se relacionam com seus ecossistemas, mostrando que práticas de preservação fortalecem a resiliência climática e os serviços ecossistêmicos, fundamentais para o equilíbrio do planeta.

Sobre Adriana Miranda

Fundadora da Mayu Filmes, Adriana é artista multidisciplinar e realizadora com mais de 30 anos de atuação nas áreas de comunicação e artes. Graduada em Comunicação Social e Belas Artes, construiu uma trajetória sólida em séries de TV em produções que dialogam com arte, ecologia e justiça social. Em 2024, lança no Festival do Rio seu primeiro longa-metragem, “Eu Sou Neta dos Antigos”, filmado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR). Seu curta de estreia, “Grão” (2020), filmado no Assentamento Roseli Nunes (MT), foi exibido em diversos festivais no Brasil e no exterior, conquistando prêmios de melhor filme, direção e trilha sonora.

Sobre a Mayu Filmes

A Mayu Filmes é uma produtora dedicada à criação de conteúdos originais que valorizem as raízes brasileiras e promovam a equidade ambiental, social e cultural. Suas obras exploram temáticas inovadoras e atuais, com foco em diversidade, arte e sustentabilidade.

Serviço:

Série: Ouro Azul – 1ª temporada

Duração: 6 episódios de 26 minutos cada

Realização: Mayu Filmes

Patrocínio: Instituto Alair Martins

Copatrocínio: Cedro e Curimbaba

Exibição: Canal Curta!

Materiais para imprensa:

Fotos dos Bastidores (fotos de cena)

https://bit.ly/FotosBastidoresOA

Fotos Still (frames da série)

https://bit.ly/Still_OuroAzul

Preview (6min) https://vimeo.com/mayufilmes/oa6m

Vem Aí (2min) https://vimeo.com/mayufilmes/vemai1-lbof

Fonte: https://cimi.org.br/2025/11/serie-documental-ouro-azul-estreia-cop30/