Vanessa Fernandes, do povo Wapichana, ponto focal sobre crise climática, representou o Conselho Indígena de Roraima (CIR), no painel realizado no final da manhã desta quinta-feira (13), no pavilhão Belém -10 zona verde.
O painel reuniu lideranças Indígenas, especialistas e sociedade civil, que apresentaram experiências e iniciativas de adaptação e enfrentamento das mudanças climáticas que estão sendo implementadas por diferentes povos e organizações indígenas no Brasil.
O Conselho Indígena de Roraima (CIR) por meio do Departamento de Gestão Territorial, Ambiental e Mudanças Climáticas, é referência no assunto. O departamento coordenado por Sineia do vale, desenvolveu três “Planos de Adaptação Indígena às Mudanças Climáticas, nas regiões Raposa, Serra da Lua e Amajari, o quarto está sendo desenvolvido na região Murupu.



Representante do CIR participando do painel sobre Povos Indígenas e iniciativas de adaptação Climática no Brasil. Fotos: Ascom/CIR
Na plenária os participantes acompanharam o evento, observando os casos de sucessos apresentados pelos painelistas, e destacaram que os povos indígenas são os responsáveis pela proteção e preservação dos territórios.
O debate foi dividido com a presença de Marta Fellows do IPAM, Maioque Terena do CIMC/ Conselho Terena, Newiwe Top’Tiro da juventude pelo clima, e foi mediado por Renata Pinheiro da CI- Brasil.
Comentários