Teve início na manhã da última quarta-feira (25) o Encontro Estadual de Comunicadores Indígenas de Roraima, realizado pelo Departamento de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Com o tema “Nossa história contada por nós, fortalecendo e compartilhando saberes”, o evento acontece nos dias 25 e 26 de março de 2026, no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, na região Surumu.

O encontro reúne 30 comunicadores indígenas de diferentes povos e regiões do estado, com o objetivo de fortalecer a atuação da comunicação indígena e promover a troca de experiências, saberes e práticas. A iniciativa também destaca a importância da autonomia na produção de conteúdo, valorizando as narrativas dos povos indígenas.

Embora a comunicação indígena seja uma prática histórica entre as lideranças tradicionais, foi a partir de 2019 que a Rede de Comunicadores Indígenas Wakywaa passou a receber formações sistemáticas por meio do CIR, consolidando-se como um importante espaço de articulação e capacitação.

Imagem 1 da galeria
Imagem 2 da galeria
Imagem 3 da galeria
Imagem 4 da galeria
Imagem 5 da galeria
Imagem 6 da galeria
Imagem 7 da galeria
Imagem 8 da galeria
Imagem 9 da galeria

Comunicadores durante o Encontro. (Fotos: Maciel Macuxi- ASCOM/CIR).

De acordo com o coordenador do Departamento de Comunicação do CIR, Charles Taurepang, o encontro reforça a diversidade cultural e o fortalecimento coletivo da comunicação indígena. “Trazer os comunicadores daqui de diferentes povos e regiões mostra a diversidade da nossa cultura e como isso reflete em nossa maneira de comunicar. Temos grandes nomes construídos dentro da rede de comunicação, e esses encontros fortalecem e alinham nosso trabalho junto ao departamento de comunicação do Conselho Indígena de Roraima”, afirmou.

O evento conta ainda com a participação do comunicador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Pedro Tukano, ampliando o diálogo sobre a comunicação indígena a nível da Amazonia.

A programação inclui debates sobre a comunicação indígena na Amazônia e no Brasil, além de apresentações sobre a Rede Wakywaa. Também serão compartilhadas experiências sobre a relação entre comunicação indígena com participação de comunicadores como Mayra Wapichana, Márcia Fonseca e  Helena Leocádio.

Imagem 1 da galeria
Imagem 2 da galeria
Imagem 3 da galeria
Imagem 4 da galeria
Imagem 5 da galeria

Oficina textual ministrada por Helena Leocádio. (Maciel Macuxi- ASCOM/CIR).

Durante os dois dias, os participantes acompanham discussões sobre o contexto político da comunicação, além de uma mostra de produções desenvolvidas nas diferentes regiões do estado. O encontro também oferece oficinas práticas, abordando temas como gravação com celular, noções de roteiro e produção de conteúdo para redes sociais, com facilitadores como Eduardo Rodrigues, Charles Taurepang e Maciel Macuxi.

Para o comunicador Eidisney de Souza, do povo macuxi da comunidade Maturuca, na região das Serras, o encontro representa uma oportunidade de fortalecer o trabalho nas bases. “Estamos aqui em busca de mais conhecimento para melhorar o nosso trabalho, para mostrar a cultura da nossa comunidade, mostrar o nosso desenvolvimento da nossa região e levar a nossa voz para o mundo inteiro por meio da nossa comunicação indígena, que é muito importante”, destacou.

O encontro é uma realização do Conselho Indígena de Roraima com apoio da Ford Fundation. 

Fonte: https://cir.org.br/post/comunicadores-indigenas-se-reunem-em-roraima-para-fortalecer-redes-e-narrativas-proprias