Jovens indígenas da região Serra da Lua, realizaram nos últimos dias 30 e 31, o seminário com o tema “Regando nossas sementes e fortalecendo nossas raízes”. O evento foi realizado na comunidade indígena Canauanin, e contou com a aproximadamente 180 pessoas.
O seminário é uma ação dos jovens que viram a necessidade de discutir temas delicados dentro das comunidades, como a depressão, suicídio, automutilação, gravidez na adolescência, além de pautas de âmbito nacional.




Segundo o coordenador local da Juventude Indígena Júlio Augusto, do povo Macuxi, o entretenimento dos jovens é com os projetos comunitários.
“Este seminário é para chamar esta juventude, e abrir seus olhos, para tantas coisas maravilhosas. Como foi hoje com o ritual da pimenta no olho, muitos participaram, estamos focados na base, nesta caminhada ninguém está só. E buscamos mostrar a caminhada das lideranças tradicionais. Esta é a primeira ação, queremos mais apoio, que as pessoas colaborem com palestras, estaremos aqui junto a eles. Alguns têm pensamentos negativos, mas estamos nos motivando”, afirmou o coordenador.
No primeiro dia, 30, o evento contou com a participação da coordenação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o coordenador geral Edinho Batista, a secretária geral do Movimento de Mulheres Indígenas, Kelliane Wapichana, a coordenadora estadual da Juventude, Raquel Wapichana, a Pajé Mariana Macuxi, além do assessor jurídico do CIR, Ivo Aureliano, e representantes do DSEI LESTE, Grupo de Proteção e Vigilância Territorial Indígena (GPVTI), entre outros órgãos estaduais.
Os jovens também organizaram atos contra a PL490 e Marco Temporal.




Fonte: https://cir.org.br/site/2023/06/01/juventude-indigena-2/
Comentários