Justiça Eleitoral do Amapá promove ação de cidadania indígena na Aldeia Aramirã – Foto: Ascom TRE-AP

A Justiça Eleitoral do Amapá, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), promoveu na Aldeia Aramirã, terra indígena Wajãpi, mais uma importante ação voltada à cidadania indígena.

A atividade, realizada no dia 4 de novembro, dá sequência ao projeto Cidadania Participativa, que anteriormente possibilitou à comunidade Wajãpi eleger um representante na Câmara Municipal de Pedra Branca do Amapari. Com base nos resultados positivos obtidos, a EJE-AP segue fortalecendo o diálogo e o protagonismo das comunidades tradicionais.

Nesta nova etapa, foi promovida uma oficina sobre políticas públicas e pensamento coletivo, reunindo professores indígenas e não indígenas capacitados como agentes multiplicadores. O objetivo é que esses educadores levem o aprendizado às escolas, incentivando os alunos a refletirem sobre as necessidades da comunidade e a identificarem as políticas públicas prioritárias para o território Wajãpi.

Durante as atividades, os participantes construíram protótipos de urnas eletrônicas com materiais recicláveis, que serão utilizados nas escolas para aplicar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos. Com a dinâmica, de forma lúdica, os participantes criam mais proximidade com o equipamento.

Enquete

Ao final da oficina, uma enquete simbólica foi realizada por meio da urna eletrônica, permitindo que os próprios indígenas escolhessem as áreas que mais precisam de atenção das autoridades. As políticas de Meio Ambiente e Saúde receberam o maior número de votos.

Fonte: TRE-AP

Fonte: https://www.cnj.jus.br/justica-eleitoral-do-amapa-promove-acao-de-cidadania-indigena-na-aldeia-aramira/