No terceiro episódio do podcast, madihas kulinas das aldeias de Tadeo e Ccorima reivindicam direitos
São Paulo e Belém
Os indígenas que vivem em duas aldeias da Terra Indígena Kulina do Médio Juruá, no sudoeste do Amazonas, descrevem uma realidade de baixo acesso a educação, escassez de medicamentos básicos e necessidade de longas jornadas pelos rios até as cidades —uma delas já no Acre— para ter acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família.
Mas, nos últimos 15 meses, a maior indignação dos madihas kulinas que vivem nas aldeias Macapá e Foz do Acuraua é com o sumiço e a morte de Tadeo Kulina e com o desamparo enfrentado pela mulher dele, Ccorima Kulina, em Manaus.
A história é contada no podcast “Dois Mundos”, que investiga e reconstitui o que aconteceu com Tadeo e Ccorima.
No terceiro episódio da série, publicado neste sábado (14) no feed do podcast Café da Manhã no Spotify e no site da Folha, o repórter Vinicius Sassine vai até as duas aldeias acompanhado de uma liderança da Opiju (Organização dos Povos Indígenas da Calha do Rio Juruá), com o consentimento dos indígenas, e ouve o que eles querem falar a respeito do caso.
Sassine, correspondente da Folha na Amazônia, escutou relatos sobre constatação de agressão a Tadeo, a partir do que os indígenas notaram no corpo; indignação com o fato de parentes ficarem sozinhos em Manaus durante tratamento de saúde; e medo de repetição de jornadas como a feita por Tadeo e Ccorima.
Tadeo desapareceu de uma maternidade pública em Manaus, e o corpo dele foi encontrado, mais de uma semana depois, no IML (Instituto Médico-Legal) da cidade. Ccorima, que foi com o marido à capital do Amazonas para um parto de alto risco, teve a bebê e se recuperou bem. Mas, na maternidade, passou dias sem notícias e sem visitas de uma equipe de saúde indígena.
Os episódios de “Dois Mundos” são publicados aos sábados. O primeiro, no qual a busca por respostas se dá em Manaus, foi veiculado no dia 31 de maio. O segundo, com a busca no médio rio Juruá, nas cidades de Envira e Eirunepé, no último dia 7.
Sassine assina a produção, reportagem, roteiro e apresentação do podcast. Raphael Concli faz a edição de som. A coordenação da série é de Daniel Castro e Gustavo Simon. A identidade visual do podcast é da Catarina Pignato.
DOIS MUNDOS
Quando: quatro sábados, às 5h
Onde: no feed do Café da Manhã no Spotify e no site da Folha
Saiba mais sobre os episódios da série
Episódio 1: Nascimento e morte
O repórter Vinicius Sassine conduz uma busca por respostas sobre o caso de Tadeo Kulina em Manaus, a partir de um dado inesperado fornecido pela polícia do Amazonas oito meses após a morte do indígena.
Episódio 2: À margem
O casal Kulina fez uma primeira parada no município mais próximo da aldeia, no médio rio Juruá. Profissionais do hospital contam como encontraram Tadeo e Ccorima. Nas cidades, indígenas vivenciam desamparo e preconceito.
Episódio 3: Nas curvas de um rio
Na aldeia onde Tadeo foi enterrado, indígenas contam quem era o jovem pai de família e relatam marcas de espancamento em diferentes partes do corpo. Ccorima e parentes da aldeia onde ela vive detalham os dias após o que aconteceu em Manaus.
Daniel E. de Castro , Gustavo Simon , Magê Flores , Raphael Concli e Vinicius Sassine
Comentários